REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE QUÍMICA: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES IÔNICAS E COVALENTES NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDoege Junior, Laércio-
Autor(es): dc.contributor.authorWolke, Silvana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-22T23:22:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-22T23:22:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
identificador: dc.identifier.other30a LAERCIO RODRIGUES DOEGE JUNIOR-Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740876-
Resumo: dc.description.abstractOs estudantes frequentemente se deparam com leis e conceitos altamente abstratos na química e precisam estabelecer conexões entre esses conceitos e os fenômenos observados, destacando a importância da capacidade de visualização para uma compreensão eficaz da disciplina. A capacidade de visualização e imaginação espacial desempenha um papel crucial no aprendizado da química, permitindo a construção de conexões entre fenômenos e explicações. A simbiose entre tecnologia e educação está se tornando um atributo valioso para o ensino, enriquecendo as abordagens tradicionais de aprendizado. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm o potencial de aprimorar a eficácia e eficiência do processo de ensino-aprendizagem, permitindo aos alunos contextualizarem informações de maneira mais ampla e minimizar interpretações incorretas. Na área da química, a Realidade Aumentada (RA) se destaca como uma tecnologia emergente com grande potencial educacional. Este estudo desenvolveu uma Sequência Didática baseada em Realidade Aumentada para melhorar a compreensão dos alunos sobre ligações químicas, especialmente no nível microscópico. O presente estudo foi realizado em Centro de Educação Profissional (CEDUP) em Lages, Santa Catarina. A escola escolhida foi o CEDUP Industrial de Lages onde o professor pesquisador é efetivo na disciplina de química. Foram selecionadas por conveniência duas turmas, cada uma com 14 alunos, totalizando 28 alunos participantes do estudo. Os resultados mostraram que a RA despertou um maior interesse e engajamento dos alunos, aprimorando a compreensão de conceitos fundamentais de ligações químicas. Além disso, o feedback em tempo real fornecido pela RA estimulou o pensamento crítico e a autorregulação da aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLigações químicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVisualização espacialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleREALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE QUÍMICA: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES IÔNICAS E COVALENTES NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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