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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Doege Junior, Laércio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Wolke, Silvana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-22T23:22:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-22T23:22:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | 30a LAERCIO RODRIGUES DOEGE JUNIOR-Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740876 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os estudantes frequentemente se deparam com leis e conceitos altamente abstratos na química e precisam estabelecer conexões entre esses conceitos e os fenômenos observados, destacando a importância da capacidade de visualização para uma compreensão eficaz da disciplina. A capacidade de visualização e imaginação espacial desempenha um papel crucial no aprendizado da química, permitindo a construção de conexões entre fenômenos e explicações. A simbiose entre tecnologia e educação está se tornando um atributo valioso para o ensino, enriquecendo as abordagens tradicionais de aprendizado. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm o potencial de aprimorar a eficácia e eficiência do processo de ensino-aprendizagem, permitindo aos alunos contextualizarem informações de maneira mais ampla e minimizar interpretações incorretas. Na área da química, a Realidade Aumentada (RA) se destaca como uma tecnologia emergente com grande potencial educacional. Este estudo desenvolveu uma Sequência Didática baseada em Realidade Aumentada para melhorar a compreensão dos alunos sobre ligações químicas, especialmente no nível microscópico. O presente estudo foi realizado em Centro de Educação Profissional (CEDUP) em Lages, Santa Catarina. A escola escolhida foi o CEDUP Industrial de Lages onde o professor pesquisador é efetivo na disciplina de química. Foram selecionadas por conveniência duas turmas, cada uma com 14 alunos, totalizando 28 alunos participantes do estudo. Os resultados mostraram que a RA despertou um maior interesse e engajamento dos alunos, aprimorando a compreensão de conceitos fundamentais de ligações químicas. Além disso, o feedback em tempo real fornecido pela RA estimulou o pensamento crítico e a autorregulação da aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ligações químicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Visualização espacial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE QUÍMICA: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES IÔNICAS E COVALENTES NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
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30a LAERCIO RODRIGUES DOEGE JUNIOR-Produto.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740876/2/30a LAERCIO RODRIGUES DOEGE JUNIOR-Produto.pdfDownload |
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