ÁGUA COMO TEMA GERADOR: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Oliveira, Júnior Lemos-
Autor(es): dc.contributor.authorJunior, Ismael Laurindo Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-08T19:25:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-08T19:25:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-29-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740317-
Resumo: dc.description.abstractConsiderando as múltiplas abordagens possíveis no ensino de Ciências da Natureza, trazemos como proposta neste estudo a elaboração e análise de um manual de atividades investigativas que utiliza como temática a água. Nosso objetivo baseia-se em uma proposta de trabalho diferente da abordagem comumente usada nas salas de aula, em que os conhecimentos químicos sejam mobilizados no componente curricular Ciências da Natureza no Ensino Fundamental por meio de atividades envolvendo diversos recursos e técnicas sob a abordagem investigativa. Diante disso, a pesquisa consiste na elaboração e validação de um produto educacional no formato manual de atividades. O manual é composto de quatro atividades planejadas e fundamentadas metodologicamente na abordagem investigativa e utiliza como referencial de base Carvalho (2013). A validação do protótipo do produto ocorreu junto aos pares, na qual participaram professores do município de Ipixuna do Pará e alunos regulares do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira. Foi proposto um instrumento de pesquisa do tipo questionário, no qual buscamos conhecer inicialmente os aspectos sociodemográficos dos participantes e posteriormente foi mensurado o grau de satisfação dos pares em relação ao manual, a partir dos eixos comunicacional, conceitual e pedagógico, usando uma escala do tipo Likert com cinco pontos variando de discordo totalmente a concordo totalmente. Além disso, foram utilizadas questões dissertativas para expressão dos sujeitos em relação ao produto educacional proposto. Os dados quantitativos produzidos junto aos pares foram organizados em gráficos e quadros e as informações qualitativas foram analisadas com base na metodologia de interpretação de Análise de Conteúdo. Os resultados da validação apontam no sentido de que o manual de atividades proposto é adequado e atende os requisitos de qualidade e concordância em relação aos eixos de avaliação utilizados. Por fim, destacamos a importância e incentivo ao uso da abordagem investigativa na formação crítica dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3132Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectáguapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectciências da naturezapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectquímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino por investigaçãopt_BR
Título: dc.titleÁGUA COMO TEMA GERADOR: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons