Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira, Júnior Lemos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Junior, Ismael Laurindo Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-08T19:25:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-08T19:25:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educaciona | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740317 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Considerando as múltiplas abordagens possíveis no ensino de Ciências da Natureza, trazemos como proposta neste estudo a elaboração e análise de um manual de atividades investigativas que utiliza como temática a água. Nosso objetivo baseia-se em uma proposta de trabalho diferente da abordagem comumente usada nas salas de aula, em que os conhecimentos químicos sejam mobilizados no componente curricular Ciências da Natureza no Ensino Fundamental por meio de atividades envolvendo diversos recursos e técnicas sob a abordagem investigativa. Diante disso, a pesquisa consiste na elaboração e validação de um produto educacional no formato manual de atividades. O manual é composto de quatro atividades planejadas e fundamentadas metodologicamente na abordagem investigativa e utiliza como referencial de base Carvalho (2013). A validação do protótipo do produto ocorreu junto aos pares, na qual participaram professores do município de Ipixuna do Pará e alunos regulares do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira. Foi proposto um instrumento de pesquisa do tipo questionário, no qual buscamos conhecer inicialmente os aspectos sociodemográficos dos participantes e posteriormente foi mensurado o grau de satisfação dos pares em relação ao manual, a partir dos eixos comunicacional, conceitual e pedagógico, usando uma escala do tipo Likert com cinco pontos variando de discordo totalmente a concordo totalmente. Além disso, foram utilizadas questões dissertativas para expressão dos sujeitos em relação ao produto educacional proposto. Os dados quantitativos produzidos junto aos pares foram organizados em gráficos e quadros e as informações qualitativas foram analisadas com base na metodologia de interpretação de Análise de Conteúdo. Os resultados da validação apontam no sentido de que o manual de atividades proposto é adequado e atende os requisitos de qualidade e concordância em relação aos eixos de avaliação utilizados. Por fim, destacamos a importância e incentivo ao uso da abordagem investigativa na formação crítica dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3132Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | água | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ciências da natureza | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino por investigação | pt_BR |
Título: dc.title | ÁGUA COMO TEMA GERADOR: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional.pdf | 3.13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740317/2/Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons