Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | QUEIROZ, João Luiz Damasceno de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-11T14:10:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-11T14:10:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | QUEIROZ, João Luiz Damasceno de | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737925 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho situa-se no campo do Ensino de História e procurou compreender as representações da branquitude presentes em imagens e narrativas da História ensinada nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, utilizamos o livro didático de História Araribá Mais, do 9º ano, material em uso nas escolas do município de Marabá. Nesse trabalho foi possível descrever e correlacionar competências e habilidades da BNCC com o livro analisado, destacando os objetivos voltados ao debate das relações raciais na sociedade brasileira e como a branquitude compõe papel estratégico nessas relações. Realizamos uma análise das entrelinhas da branquitude formando o conteúdo do material didático estudado. Logo em seguida, foi elaborado um material didático com uma proposição revista e atualizada de um capítulo do livro didático de História do 9º ano, na perspectiva de compreender a História como produto social de diferentes sujeitos, em interseccionalidades de classe, raça e gênero. Trouxemos para o Ensino de História, portanto, uma possibilidade de conexão entre interculturalidade e pensamento decolonial nos conteúdos didáticos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Branquitude. Livro didático. Narrativas históricas. | pt_BR |
Título: dc.title | Entre imagem e narrativa: a branquitude representada no livro didático de história do 9º ano da Coleção Araribá Mais (Marabá-PA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
QUEIROZ, João Luiz Damasceno.pdf | 9,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737925/2/QUEIROZ, João Luiz Damasceno.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons