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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Nara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-06T12:16:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-06T12:16:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2023_dis_nttsantos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/737719 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao pensar sobre o ensino de filosofia muitas vezes não é levado em consideração que sua concretude está para além das escolas regulares e das instituições de nível superior. Na realidade, para muitos, é desconhecida à informação de que esse ensino também perpassa espaços cujas pessoas estão em privação de liberdade, seja em Unidades Prisionais ou em Unidades de Medidas Socioeducativas, já que essas unidades devem obrigatoriamente mediar o acesso à educação formal. Diante desse contexto, a discussão construída nesse trabalho visa identificar como o ensino de Filosofia, a partir de uma perspectiva dialógica que leve ao exercício do filosofar, pode contribuir para a ressignificação do processo de ressocialização de jovens que estão em privação de liberdade em Centros Socioeducativos, localizados em Fortaleza. Baseado nesta proposição, o objetivo geral da pesquisa é analisar o ensino de Filosofia como instrumento de mediação para o processo de ressocialização de jovens em situação de privação de liberdade nos Centros Socioeducativos, cujos objetivos específicos referem-se a compreender os principais aspectos que formam o Sistema Socioeducativo no Ceará; identificar o ensino de filosofia como instrumento de mediação para a formação crítica de jovens em situação de privação de liberdade e discutir sobre a importância da dialogicidade para o ensino de filosofia nesse contexto. Para desenvolver tal intuito, a elaboração da pesquisa foi estruturada em três partes, sendo o primeiro capítulo, intitulado “Sistema Socioeducativo: legalidade e contexto(s)”, cuja formação do Sistema Socioeducativo no Brasil é apresentada de forma objetiva, para então chegar ao cenário dos Centros Socioeducativos no Ceará. Além disso, no decorrer das subseções a socialização das informações irá perpassar pelas principais características em relação à oferta da educação para jovens em privação de liberdade. O segundo capítulo, “A consubstanciação da pesquisa: metodologia e os impasses das questões burocráticas”, refere-se à exposição dos elementos metodológicos e dos impasses burocráticos que envolveram a aplicação prática e os sujeitos da pesquisa, bem como também as imposições institucionais que tornam esse trabalho não só um roteiro para o desenvolvimento de outras pesquisas, mas principalmente para entender as especificidades que envolveram a perspectiva sobre a forma na qual as aulas foram realizadas, os recursos utilizados e os resultados obtidos, pois mesmo que estes sejam aparentemente simples, estão perpassados de significados, esforços e perspectivas. No que concerne ao terceiro capítulo, denominado “Filosofia e ressocialização de jovens em privação de liberdade: a aplicação da pesquisa e a análise dos dados”, além de compartilhar circunstâncias reais sob as quais a aplicação prática da pesquisa foi realizada, foram apresentados e analisados qualitativamente os dados coletados através da aplicação de dois questionários de sondagem com os adolescentes participantes sobre o conhecimento em relação à filosofia e a sua funcionalidade. Já na última seção, “O ensino de filosofia e suas possibilidades”, a discussão trata sobre o ensino de filosofia contribuir, através do exercício do filosofar sob a perspectiva da dialogicidade, para a ressignificação do processo de ressocialização a partir do desenvolvimento do pensamento crítico dos jovens que estão nos Centros Socioeducativos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,27 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | centros socioeducativos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ressocialização | pt_BR |
Título: dc.title | FILOSOFANDO ENTRE MUROS: O ENSINO DE FILOSOFIA COMO INSTRUMENTO DE RESSOCIALIZAÇÃO COM JOVENS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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2023_dis_nttsantos.pdf | 7,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/737719/2/2023_dis_nttsantos.pdfDownload |
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