Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TEIXEIRA, MURILO HENRIQUE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | HIDEKI ROSSINI SAKAE, GEORGE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-08-17T16:23:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-08-17T16:23:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS JUST-IN-TIME-TEACHING E PEER STRUCTION | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736751 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse caderno de orientações é resultado da pesquisa de Mestrado inserido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), desenvolvida na Universidade Federal do Paraná. O objetivo desse material é apresentar uma sequência didática para o ensino de estereoquímica no ensino médio utilizando a combinação das metodologias Just-in-Time-Teaching (JiTT) e Peer Instruction (PI). O ensino da disciplina de Química baseado, principalmente, na fixação de informações e fórmulas, têm causado desmotivação aos estudantes por não perceberem o significado desse conteúdo em suas vidas, embora boa parte dos estudantes reconheçam a importância dessa Ciência para o desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade. A dificuldade em adquirir o conhecimento por grande parte desses estudantes se deve em razão da forma como o conteúdo é apresentado e pela abstração dos conceitos (SANTOS E MELO, 2012). Como forma de potencializar o ensino de química, tornado o aluno ativo em seu processo de Ensino/aprendizagem faz-se necessário novas abordagens, utilizando novos caminhos metodológicos que proporcionem uma aprendizagem significativa. Pensando nisso, a sequência didática proposta no presente trabalho, utilizando a combinação dos métodos JiTT e PI, visa alterar o modelo tradicional de ensino e tornar o estudante ativo em seu processo de aprendizagem, participando previamente com sua pesquisa, através de atividades de leitura e trabalhando em pares na resolução de questões. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 33,85 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Just-in-Time-Teaching | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Peer Instruction | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estereoquímica | pt_BR |
Título: dc.title | Contribuições das metodologias Just-in-time-teaching e Peer Struction na aprendizagem de estereoquímica no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado PROFQUI/UFPR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Murilo.pdf | 34,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/736751/2/Produto educacional - Murilo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons