Contribuições das metodologias Just-in-time-teaching e Peer Struction na aprendizagem de estereoquímica no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTEIXEIRA, MURILO HENRIQUE-
Autor(es): dc.contributor.authorHIDEKI ROSSINI SAKAE, GEORGE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-08-17T16:23:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-08-17T16:23:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-
identificador: dc.identifier.otherORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS JUST-IN-TIME-TEACHING E PEER STRUCTIONpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736751-
Resumo: dc.description.abstractEsse caderno de orientações é resultado da pesquisa de Mestrado inserido no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), desenvolvida na Universidade Federal do Paraná. O objetivo desse material é apresentar uma sequência didática para o ensino de estereoquímica no ensino médio utilizando a combinação das metodologias Just-in-Time-Teaching (JiTT) e Peer Instruction (PI). O ensino da disciplina de Química baseado, principalmente, na fixação de informações e fórmulas, têm causado desmotivação aos estudantes por não perceberem o significado desse conteúdo em suas vidas, embora boa parte dos estudantes reconheçam a importância dessa Ciência para o desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade. A dificuldade em adquirir o conhecimento por grande parte desses estudantes se deve em razão da forma como o conteúdo é apresentado e pela abstração dos conceitos (SANTOS E MELO, 2012). Como forma de potencializar o ensino de química, tornado o aluno ativo em seu processo de Ensino/aprendizagem faz-se necessário novas abordagens, utilizando novos caminhos metodológicos que proporcionem uma aprendizagem significativa. Pensando nisso, a sequência didática proposta no presente trabalho, utilizando a combinação dos métodos JiTT e PI, visa alterar o modelo tradicional de ensino e tornar o estudante ativo em seu processo de aprendizagem, participando previamente com sua pesquisa, através de atividades de leitura e trabalhando em pares na resolução de questões.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent33,85 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJust-in-Time-Teachingpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPeer Instructionpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstereoquímicapt_BR
Título: dc.titleContribuições das metodologias Just-in-time-teaching e Peer Struction na aprendizagem de estereoquímica no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado PROFQUI/UFPRpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons