Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe - UFS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | XAVIER COSTA, CAMILLO GUSTAVO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-21T14:16:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-21T14:16:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO CAMILLO - O Patrimônio Material Local Digitalizado- Um Circuito Histórico a serviço do Ensino de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730239 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação objetiva oferecer alternativas diferenciadas para dinamizar o Ensino de História, assim como o trabalho com a História Local e o Patrimônio Cultural Material, por meio do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, a exemplo do QR Code e de Web Site. Com este trabalho, pretendeu-se desenvolver nos estudantes sergipanos a consciência e empatia históricas, o zelo pelo Patrimônio do Centro Histórico de Aracaju, o conhecimento e apreço pela História Local, dando a ela sentido, bem como contribuir para superação do tradicionalismo no ensino. Identificamos em nossa pesquisa, que no Ensino Fundamental Anos Finais, há uma carência de material didático que verse sobre História Local, material esse baseado nas competências e habilidades contemplados no Currículo Sergipano. Buscando preencher essa lacuna, desenvolvemos um paradidático a ser usado por professores e estudantes sergipanos dos 8º e 9º anos das redes particular e pública de ensino. Entendemos o monumento como documento, vemo-nos como um elo entre o presente e o passado. Com essa compreensão, criamos um Circuito de visitação ao patrimônio material, o qual denominamos Circuito Histórico, constituído de duas sequências histórico-patrimoniais e envolvendo oito monumentos. Ele é abalizado na História Nacional-Local e tem por fundamentos a experimentação do patrimônio, seja pela via digital e (ou) física, perspectivando sua contraposição e o tomando de forma investigativa. Formam o nosso campo teórico autores como Le Goff (1990 e 1996), Jörn Rüsen (2010), Cerri (2011), Lee (2003, 2006 e 2016) e Pelegrini (2009). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,94 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | O PATRIMÔNIO MATERIAL LOCAL DIGITALIZADO: UM CIRCUITO HISTÓRICO A SERVIÇO DO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons