O PATRIMÔNIO MATERIAL LOCAL DIGITALIZADO: UM CIRCUITO HISTÓRICO A SERVIÇO DO ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorXAVIER COSTA, CAMILLO GUSTAVO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-21T14:16:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-21T14:16:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-23-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO CAMILLO - O Patrimônio Material Local Digitalizado- Um Circuito Histórico a serviço do Ensino de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730239-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação objetiva oferecer alternativas diferenciadas para dinamizar o Ensino de História, assim como o trabalho com a História Local e o Patrimônio Cultural Material, por meio do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, a exemplo do QR Code e de Web Site. Com este trabalho, pretendeu-se desenvolver nos estudantes sergipanos a consciência e empatia históricas, o zelo pelo Patrimônio do Centro Histórico de Aracaju, o conhecimento e apreço pela História Local, dando a ela sentido, bem como contribuir para superação do tradicionalismo no ensino. Identificamos em nossa pesquisa, que no Ensino Fundamental Anos Finais, há uma carência de material didático que verse sobre História Local, material esse baseado nas competências e habilidades contemplados no Currículo Sergipano. Buscando preencher essa lacuna, desenvolvemos um paradidático a ser usado por professores e estudantes sergipanos dos 8º e 9º anos das redes particular e pública de ensino. Entendemos o monumento como documento, vemo-nos como um elo entre o presente e o passado. Com essa compreensão, criamos um Circuito de visitação ao patrimônio material, o qual denominamos Circuito Histórico, constituído de duas sequências histórico-patrimoniais e envolvendo oito monumentos. Ele é abalizado na História Nacional-Local e tem por fundamentos a experimentação do patrimônio, seja pela via digital e (ou) física, perspectivando sua contraposição e o tomando de forma investigativa. Formam o nosso campo teórico autores como Le Goff (1990 e 1996), Jörn Rüsen (2010), Cerri (2011), Lee (2003, 2006 e 2016) e Pelegrini (2009).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,94 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleO PATRIMÔNIO MATERIAL LOCAL DIGITALIZADO: UM CIRCUITO HISTÓRICO A SERVIÇO DO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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