Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Tânia Luzia Figueiredo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-19T20:54:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-19T20:54:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | A epidemia de varíola em Cuiabá (1867): como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730161 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo investigar a epidemia de varíola ocorrida no ano de 1867 em Cuiabá e localidades vizinhas e seus desdobramentos para a população que viveu o contexto da doença investigar e analisar comportamentos e estratégias de sobrevivência de algumas mulheres da cidade de Cuiabá pós epidemia. O trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Narrativas Históricas: Produção e Difusão. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e bibliográfica e de fontes dcu. Para responder as questões inicialmente levantadas nesta pesquisa utilizei os inventários pós epidemia do Cartório do 5º Ofício de Cuiabá.A pesquisa e seus resultados são voltados para a Educação Básica da Rede Pública Estadual do Estado de Mato Grosso, não havendo empecilho de que professores e professoras da rede particular possam utilizá-los, e para tal foi desenvolvida uma cartilha intitulada: A epidemia de varíola em Cuiabá: itinerário pedagógico transdisciplinar. O mestrado em Ensino de História nos da a oportunidade de contruibuir com o ensino de História em sala de aula, procurando auxiliar as professora e os professores que atuam na Educação Básica. Pensando ainda na valorização da história regional e local objetiva-se também trazer aos estudantes, contribuindo para que estes/estas se entendam como sujeitos históricos, que fazem parte da construção da história. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,52 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória, Ensino de História, História Local, doenças, varíola, Cuiabá. | pt_BR |
Título: dc.title | A epidemia de varíola em Cuiabá (1867): como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Tania Freitas.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730161/2/Dissertação Tania Freitas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons