A epidemia de varíola em Cuiabá (1867): como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Tânia Luzia Figueiredo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-19T20:54:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-19T20:54:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherA epidemia de varíola em Cuiabá (1867): como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730161-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo investigar a epidemia de varíola ocorrida no ano de 1867 em Cuiabá e localidades vizinhas e seus desdobramentos para a população que viveu o contexto da doença investigar e analisar comportamentos e estratégias de sobrevivência de algumas mulheres da cidade de Cuiabá pós epidemia. O trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Narrativas Históricas: Produção e Difusão. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e bibliográfica e de fontes dcu. Para responder as questões inicialmente levantadas nesta pesquisa utilizei os inventários pós epidemia do Cartório do 5º Ofício de Cuiabá.A pesquisa e seus resultados são voltados para a Educação Básica da Rede Pública Estadual do Estado de Mato Grosso, não havendo empecilho de que professores e professoras da rede particular possam utilizá-los, e para tal foi desenvolvida uma cartilha intitulada: A epidemia de varíola em Cuiabá: itinerário pedagógico transdisciplinar. O mestrado em Ensino de História nos da a oportunidade de contruibuir com o ensino de História em sala de aula, procurando auxiliar as professora e os professores que atuam na Educação Básica. Pensando ainda na valorização da história regional e local objetiva-se também trazer aos estudantes, contribuindo para que estes/estas se entendam como sujeitos históricos, que fazem parte da construção da história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,52 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistória, Ensino de História, História Local, doenças, varíola, Cuiabá.pt_BR
Título: dc.titleA epidemia de varíola em Cuiabá (1867): como revisitar os contextos de doença contagiosa por meio de um itinerário pedagógicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons