Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Espaço Ciência Viva - Clubes de Ciências Escolas Municipais | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Suisso, Carolina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fonseca, Marcela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Assumpção, Meiryellen | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Goldbach (orient.), Tania | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-30T22:06:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-30T22:06:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Resumo Plano de Aula Caixa Misteriosa | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Plano de Aula "Caixa Misteriosa" | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726818 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de plano de aula com o objetivo de exemplificar formas não-visuais de se obter informação e reconhecer elementos da solução de problemas científico através do experimento. Auxiliando, portanto, na distinção entre observação e interpretação de resultados. Essa é uma proposta que visa um novo olhar e sobre uma atividade já difundida no meio escolar. Nela, serão entregues aos alunos caixas vedadas contendo objetos aleatórios de tamanho, peso e caraterísticas variadas. A partir das suas observações, os alunos poderão sugerir o que tem na caixa e comentar os indicativos ou indícios que observaram. O processo se divide em duas ou mais etapas, e em cada uma delas o professor introduz mais um método de observação seja possibilitando a abertura da caixa para que possam tatear os objetos, por exemplo, ou na introdução de um novo instrumento para auxiliar na análise, como balança ou imã. Ao longo do experimento os alunos sistematizam por escrito o que realizaram e dialogam sobre quais conclusões cada grupo chegou. Ao final, os grupos discutem junto ao professor como a caixa fechada influenciam a objetividade e como podem chegar resultados de uma pesquisa (o que tem dentro da caixa). Realizando analogias comparativas. A caixa misteriosa tem o intuito de desenvolver a capacidade de compreender e interpretar o mundo através da observação do mundo ao seu redor. Uma vez que as explicações científicas tendem a ser menos corretas quando baseadas em informações indiretas, pode-se discutir sobre a importância da argumentação científica ser baseada em evidências justificadas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 43 Kb e 292 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf e doc | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Clube de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | naturalistas | pt_BR |
Título: dc.title | Plano de Aula – Caixa Misteriosa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Clube de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Resumo_Plano de Aula_Caixa Misteriosa.pdf | 291,32 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/726818/2/Resumo_Plano de Aula_Caixa Misteriosa.pdfDownload | |
PLANOD~3.DOC | 42,52 kB | Microsoft Word | /bitstream/capes/726818/3/PLANOD~3.DOCDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons