O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: A PERSPECTIVA DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO MUNICÍPIO DE XINGUARA -PA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARA - UNIFESSPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLISBOA BELMIRO, CANDIDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-21T12:41:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-21T12:41:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-26-
identificador: dc.identifier.otherCândida Lisboa Belmiro - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725921-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo refletir acerca do ensino de História nos anos iniciais e propor um material que auxilie professores e professoras no processo ensino-aprendizagem do componente curricular de História no fundamental I, 4º e 5º anos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves no município de Xinguara- Pará. Esse é o foco dessa dissertação, juntamente com a análises teórico-metodológica e discussões sobre História Local, ainda sugerindo problematizações através de referenciais teóricos que auxiliem o professor, a professora em sala de aula. Para a compreensão de como o ensino de História está acontecendo, utilizamos entrevistas realizadas em 2018, para a produção da monografia do curso de História. Discussão retomada como base para desenvolver a pesquisa, também para fundamentar a proposição didática. A elaboração da proposta parte do desejo em contribuir com um ensino de história emancipador, fugindo da lógica que a história é produzida por “grandes homens”. Mas que todos nós, sem distinção social, política, econômica e cultural, somos sujeitos históricos, portanto, produzimos a história. Para colaborar com o ensino de história nos anos iniciais é que propomos trabalhar a história local com alunos dos 4º e 5º anos, a partir do álbum de família. No decorrer das discussões, dentre outras, destacamos a contribuição de Veiga (1998,2004,2013), Selva Guimarães Fonseca (2009,2012), Schmidt e Cainelli (2004), Circe Bittencourt (2009, 2010), Cassemiro (2020), Barros (2009), Barros (2013), Flávia Eloísa Caimi (2009-2010), Silva (2019), Paulo Freire (1996), Rüsen (2001,2007,2010, 2016), Le Goff (2013), Pierre Nora (1993), Oriá (2006).pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Memória; História Local; Anos iniciaispt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: A PERSPECTIVA DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO MUNICÍPIO DE XINGUARA -PApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTORIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons