Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARA - UNIFESSPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LISBOA BELMIRO, CANDIDA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-21T12:41:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-21T12:41:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cândida Lisboa Belmiro - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725921 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo refletir acerca do ensino de História nos anos iniciais e propor um material que auxilie professores e professoras no processo ensino-aprendizagem do componente curricular de História no fundamental I, 4º e 5º anos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves no município de Xinguara- Pará. Esse é o foco dessa dissertação, juntamente com a análises teórico-metodológica e discussões sobre História Local, ainda sugerindo problematizações através de referenciais teóricos que auxiliem o professor, a professora em sala de aula. Para a compreensão de como o ensino de História está acontecendo, utilizamos entrevistas realizadas em 2018, para a produção da monografia do curso de História. Discussão retomada como base para desenvolver a pesquisa, também para fundamentar a proposição didática. A elaboração da proposta parte do desejo em contribuir com um ensino de história emancipador, fugindo da lógica que a história é produzida por “grandes homens”. Mas que todos nós, sem distinção social, política, econômica e cultural, somos sujeitos históricos, portanto, produzimos a história. Para colaborar com o ensino de história nos anos iniciais é que propomos trabalhar a história local com alunos dos 4º e 5º anos, a partir do álbum de família. No decorrer das discussões, dentre outras, destacamos a contribuição de Veiga (1998,2004,2013), Selva Guimarães Fonseca (2009,2012), Schmidt e Cainelli (2004), Circe Bittencourt (2009, 2010), Cassemiro (2020), Barros (2009), Barros (2013), Flávia Eloísa Caimi (2009-2010), Silva (2019), Paulo Freire (1996), Rüsen (2001,2007,2010, 2016), Le Goff (2013), Pierre Nora (1993), Oriá (2006). | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Memória; História Local; Anos iniciais | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: A PERSPECTIVA DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO MUNICÍPIO DE XINGUARA -PA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTORIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Candida Lisboa Belmiro - Dissertação.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725921/2/Candida Lisboa Belmiro - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons