BNCC no Mato Grosso e a formação docente continuada: ensino remoto de História e as TDICs em tempos de pandemia (2018-2022)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMotta, Vinícius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-19T16:08:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-19T16:08:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-24-
identificador: dc.identifier.otherBNCC no Mato Grosso e a formação docente continuada: ensino remoto de História e as TDICs em tempos de pandemia (2018-2022)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725781-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho analisa qualitativamente a formação docente continuada em serviço na rede estadual de ensino em Mato Grosso diante das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a inserção das tecnologias digitais nas aulas, processo acelerado devido à pandemia de COVID-19. Analisa documentalmente a construção da BNCC e do DRC-MT (Documento de Referência Curricular para Mato Grosso), contextualizando com a crise política vivida no país, uma crise das humanidades e o avanço neoliberal. Em seguida, aborda os referenciais teóricos e metodológicos da formação continuada de professores em serviço na rede estadual de ensino em MT (Imbernón, Nóvoa) e o conceito de formação de García, contrapondo aos projetos de formação propostos pela instituição nos últimos quatro anos para o alinhamento com a BNCC e o DRC-MT. Nesse contexto, trabalha o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino e na formação continuada de professores em MT, destacando o uso das TDICs e do Ensino Hibrido duranrte a pandemia de COVID-19. Baseando-se em pesquisa bibliográfica e documental, expõe um levantamento do caminhar das diretrizes curriculares e da formação continuada de professores no Estado para a ênfase no uso das tecnologias digitais na educação. Como resultado dessa análise, ressalta a necesside de uma abordagem crítica quanto ao uso das TDICs, onde sua apologética indiscriminada resulta no reforço das desigualdades e culmina na eadeização do ensino e da formação inicial e continuada docente, juntamente criando uma porta para a privatização na educação pública, fato já iniciado no Estado. Por fim, propõe o professor pensate, utulizando-se da organização escolar e do PPP como forma de resistência. Como fruto dessa resistência, é exposta a experiência de formação e de intervenções feitas na própria unidade escolar, culminando com um Guia Colaborativo para o uso das TDICs.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.268 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, BNCC, Formação Continuada, TDICs, DRC-MT, CEFAPRO.pt_BR
Título: dc.titleBNCC no Mato Grosso e a formação docente continuada: ensino remoto de História e as TDICs em tempos de pandemia (2018-2022)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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