Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Motta, Vinícius | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-19T16:08:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-19T16:08:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | BNCC no Mato Grosso e a formação docente continuada: ensino remoto de História e as TDICs em tempos de pandemia (2018-2022) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725781 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho analisa qualitativamente a formação docente continuada em serviço na rede estadual de ensino em Mato Grosso diante das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a inserção das tecnologias digitais nas aulas, processo acelerado devido à pandemia de COVID-19. Analisa documentalmente a construção da BNCC e do DRC-MT (Documento de Referência Curricular para Mato Grosso), contextualizando com a crise política vivida no país, uma crise das humanidades e o avanço neoliberal. Em seguida, aborda os referenciais teóricos e metodológicos da formação continuada de professores em serviço na rede estadual de ensino em MT (Imbernón, Nóvoa) e o conceito de formação de García, contrapondo aos projetos de formação propostos pela instituição nos últimos quatro anos para o alinhamento com a BNCC e o DRC-MT. Nesse contexto, trabalha o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino e na formação continuada de professores em MT, destacando o uso das TDICs e do Ensino Hibrido duranrte a pandemia de COVID-19. Baseando-se em pesquisa bibliográfica e documental, expõe um levantamento do caminhar das diretrizes curriculares e da formação continuada de professores no Estado para a ênfase no uso das tecnologias digitais na educação. Como resultado dessa análise, ressalta a necesside de uma abordagem crítica quanto ao uso das TDICs, onde sua apologética indiscriminada resulta no reforço das desigualdades e culmina na eadeização do ensino e da formação inicial e continuada docente, juntamente criando uma porta para a privatização na educação pública, fato já iniciado no Estado. Por fim, propõe o professor pensate, utulizando-se da organização escolar e do PPP como forma de resistência. Como fruto dessa resistência, é exposta a experiência de formação e de intervenções feitas na própria unidade escolar, culminando com um Guia Colaborativo para o uso das TDICs. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.268 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, BNCC, Formação Continuada, TDICs, DRC-MT, CEFAPRO. | pt_BR |
Título: dc.title | BNCC no Mato Grosso e a formação docente continuada: ensino remoto de História e as TDICs em tempos de pandemia (2018-2022) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons