
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Aline Nunes Ferreirinha de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-18T02:17:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-18T02:17:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Histórias de vida e carreira de professores de História - Aline Ferreirinha | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725682 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa apresenta uma discussão acerca das narrativas (auto)biográficas na formação e na profissão docente em História, articulando histórias de vida, trajetórias profissionais e percursos formativos. Relacionando diferentes tempos de formação e trabalho docente em História, em um momento em que a profissão parece fortemente contestada e desvalorizada, a pesquisa pretende responder à pergunta: de onde vem a decisão de se formar professor(a) de História, de permanecer na docência e de perseverar contribuindo para formar novos docentes? Suas fontes envolvem uma entrevista narrativa e a escrita de memoriais de formação de quatro professores/as em distintos momentos da carreira: formação inicial, alguns anos de experiência na Educação Básica (onde se inclui a própria autora) e uma professora-formadora aposentada da universidade pública. O conceito de formação contínua (REIS, 2014), compreendida como aquela que se dá ao longo da vida, é central para a pesquisa. A problemática em construção articula experiências cotidianas e permanências da prática profissional e da formação, em contexto social e histórico, em diálogo com autores de vários campos, dentre os quais: Certeau (1982, 1994); Goodson (2020, 2020a); Passeggi (2011); Petrucci-Rosa (2020); Bragança (2009, 2011); Tardif (2014) e Andrade (2019). Os resultados nos apontam que é possível desenvolver um trabalho acadêmico, a partir de escritas acadêmicas outras que envolvam as narrativas docentes, a partir da interlocução entre as narrativas dos professores e professoras de História em variados momentos da sua trajetória de vidaformação com o referencial teórico elencado. Abrindo espaço para falarmos da docência em História, em diálogo com os docentes e não falando/escrevendo sobre eles. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,30mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano escolar e saberes históricos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Histórias de Vida | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Trajetórias Docentes | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Narrativas (Auto)Biográficas. | pt_BR |
| Título: dc.title | HISTÓRIAS DE VIDA E CARREIRA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UMA DISCUSSÃO NO CONTEXTO DA PESQUISA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons