HISTÓRIAS DE VIDA E CARREIRA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UMA DISCUSSÃO NO CONTEXTO DA PESQUISA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Aline Nunes Ferreirinha de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-18T02:17:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-18T02:17:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Histórias de vida e carreira de professores de História - Aline Ferreirinhapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725682-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa apresenta uma discussão acerca das narrativas (auto)biográficas na formação e na profissão docente em História, articulando histórias de vida, trajetórias profissionais e percursos formativos. Relacionando diferentes tempos de formação e trabalho docente em História, em um momento em que a profissão parece fortemente contestada e desvalorizada, a pesquisa pretende responder à pergunta: de onde vem a decisão de se formar professor(a) de História, de permanecer na docência e de perseverar contribuindo para formar novos docentes? Suas fontes envolvem uma entrevista narrativa e a escrita de memoriais de formação de quatro professores/as em distintos momentos da carreira: formação inicial, alguns anos de experiência na Educação Básica (onde se inclui a própria autora) e uma professora-formadora aposentada da universidade pública. O conceito de formação contínua (REIS, 2014), compreendida como aquela que se dá ao longo da vida, é central para a pesquisa. A problemática em construção articula experiências cotidianas e permanências da prática profissional e da formação, em contexto social e histórico, em diálogo com autores de vários campos, dentre os quais: Certeau (1982, 1994); Goodson (2020, 2020a); Passeggi (2011); Petrucci-Rosa (2020); Bragança (2009, 2011); Tardif (2014) e Andrade (2019). Os resultados nos apontam que é possível desenvolver um trabalho acadêmico, a partir de escritas acadêmicas outras que envolvam as narrativas docentes, a partir da interlocução entre as narrativas dos professores e professoras de História em variados momentos da sua trajetória de vidaformação com o referencial teórico elencado. Abrindo espaço para falarmos da docência em História, em diálogo com os docentes e não falando/escrevendo sobre eles.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,30mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolar e saberes históricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistórias de Vidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrajetórias Docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas (Auto)Biográficas.pt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIAS DE VIDA E CARREIRA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UMA DISCUSSÃO NO CONTEXTO DA PESQUISA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons