Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Aline Nunes Ferreirinha de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-18T02:17:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-18T02:17:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Histórias de vida e carreira de professores de História - Aline Ferreirinha | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725682 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa apresenta uma discussão acerca das narrativas (auto)biográficas na formação e na profissão docente em História, articulando histórias de vida, trajetórias profissionais e percursos formativos. Relacionando diferentes tempos de formação e trabalho docente em História, em um momento em que a profissão parece fortemente contestada e desvalorizada, a pesquisa pretende responder à pergunta: de onde vem a decisão de se formar professor(a) de História, de permanecer na docência e de perseverar contribuindo para formar novos docentes? Suas fontes envolvem uma entrevista narrativa e a escrita de memoriais de formação de quatro professores/as em distintos momentos da carreira: formação inicial, alguns anos de experiência na Educação Básica (onde se inclui a própria autora) e uma professora-formadora aposentada da universidade pública. O conceito de formação contínua (REIS, 2014), compreendida como aquela que se dá ao longo da vida, é central para a pesquisa. A problemática em construção articula experiências cotidianas e permanências da prática profissional e da formação, em contexto social e histórico, em diálogo com autores de vários campos, dentre os quais: Certeau (1982, 1994); Goodson (2020, 2020a); Passeggi (2011); Petrucci-Rosa (2020); Bragança (2009, 2011); Tardif (2014) e Andrade (2019). Os resultados nos apontam que é possível desenvolver um trabalho acadêmico, a partir de escritas acadêmicas outras que envolvam as narrativas docentes, a partir da interlocução entre as narrativas dos professores e professoras de História em variados momentos da sua trajetória de vidaformação com o referencial teórico elencado. Abrindo espaço para falarmos da docência em História, em diálogo com os docentes e não falando/escrevendo sobre eles. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,30mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano escolar e saberes históricos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias de Vida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trajetórias Docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas (Auto)Biográficas. | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIAS DE VIDA E CARREIRA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: UMA DISCUSSÃO NO CONTEXTO DA PESQUISA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons