Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UESPI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALYSSON HONORATO B. DE LIMA, ALYSSON | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-13T18:35:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-13T18:35:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | ALYSON HONORATO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725393 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo da investigação, Uma gamificação sobre democracia e escravismo: discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão, é refletir sobre o modo como os estudantes se relacionam com o passado e como este serve de orientação para sua vida prática, tendo a democracia como elemento problematizador. Nesse sentido, a questão democrática foi abordada em perspectiva histórica no âmbito ocidental e, também, no âmbito brasileiro. Foi destacado algumas intersecções entre educação cidadã e democracia. A partir dos princípios da Pedagogia histórico-crítica dos conteúdos foi sistematizado uma autorreflexão, tendo como referência casos concretos sobre prática de sala de aula do pesquisador. O suporte teórico são obras de referência sobre democracia, consciência histórica, aprendizagem histórica e a Pedagogia histórico-crítica. A intervenção é uma atividade gamificada. A gamificação procura aplicar, na vida cotidiana, a ideia da consciência histórica e os princípios da aprendizagem histórico-crítica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,98 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica. Democracia. Consciência Histórica. Didática histórica. Pedagogia histórico-crítica. Jörn Rüsen. Demerval Saviani. | pt_BR |
Título: dc.title | UMA GAMIFICAÇÃO SOBRE DEMOCRACIA E ESCRAVISMO Discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Alysson Honorato.pdf | UMA GAMIFICAÇÃO SOBRE DEMOCRACIA E ESCRAVISMO Discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão | 2,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725393/1/Alysson Honorato.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: