UMA GAMIFICAÇÃO SOBRE DEMOCRACIA E ESCRAVISMO Discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUESPIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALYSSON HONORATO B. DE LIMA, ALYSSON-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-13T18:35:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-13T18:35:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-
identificador: dc.identifier.otherALYSON HONORATOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725393-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo da investigação, Uma gamificação sobre democracia e escravismo: discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão, é refletir sobre o modo como os estudantes se relacionam com o passado e como este serve de orientação para sua vida prática, tendo a democracia como elemento problematizador. Nesse sentido, a questão democrática foi abordada em perspectiva histórica no âmbito ocidental e, também, no âmbito brasileiro. Foi destacado algumas intersecções entre educação cidadã e democracia. A partir dos princípios da Pedagogia histórico-crítica dos conteúdos foi sistematizado uma autorreflexão, tendo como referência casos concretos sobre prática de sala de aula do pesquisador. O suporte teórico são obras de referência sobre democracia, consciência histórica, aprendizagem histórica e a Pedagogia histórico-crítica. A intervenção é uma atividade gamificada. A gamificação procura aplicar, na vida cotidiana, a ideia da consciência histórica e os princípios da aprendizagem histórico-crítica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,98 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem histórica. Democracia. Consciência Histórica. Didática histórica. Pedagogia histórico-crítica. Jörn Rüsen. Demerval Saviani.pt_BR
Título: dc.titleUMA GAMIFICAÇÃO SOBRE DEMOCRACIA E ESCRAVISMO Discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Alysson Honorato.pdfUMA GAMIFICAÇÃO SOBRE DEMOCRACIA E ESCRAVISMO Discutindo a consciência histórica e a pedagogia histórico-crítica a partir de uma aula sobre escravidão2.02 MBAdobe PDF/bitstream/capes/725393/1/Alysson Honorato.pdfDownload