Contextualização e Abordagem de Conceitos Químicos por Meio de uma Estação de Tratamento de Água (ETA): Uma Sequência Didática para o Ensino da Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFilho, DEUSDEDITT DE SOUZA BUENO-
Autor(es): dc.contributor.authorFlores, Éder Lisandro de Moraes-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Oldair Donizeti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-09T01:06:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-09T01:06:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-14-
identificador: dc.identifier.otheretapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722363-
Resumo: dc.description.abstractOs alunos ingressantes no curso de graduação de Licenciatura em Química, do Instituto Federal do Paraná – campus de Cascavel, ao iniciarem sua vida acadêmica, têm apresentado muitas dificuldades de aprendizagem nos conteúdos de química em decorrência do déficit existente dos conceitos básicos de química. Isso acaba resultando na desmotivação de seus estudos e na não continuidade de sua formação acadêmica, interrompendo, portanto, seu processo de formação profissional, o que representa uma consequência negativa quanto à demanda de profissionais qualificados nessa área na região. Buscando uma solução que possa minimizar esse conflito no processo ensino-aprendizagem, foi proposta e testada uma atividade pedagógica, utilizando uma metodologia ativa, baseada na aprendizagem significativa e na aprendizagem baseada em problemas, por meio de uma sequência didática, contextualizada com o tema Estação de Tratamento de Água. Nessa sequência didática, abordaram-se vários conceitos básicos de química, administrados por várias atividades teóricas e práticas laboratoriais. O objetivo, nesse sentido, foi o de proporcionar um melhor desempenho na performance dos alunos quanto ao seu aproveitamento de aprendizagem no componente curricular Química Geral e Experimental, uma disciplina curricular do plano pedagógico de seu curso, a qual servirá como um embasamento introdutório de conceitos básicos de química para alicerçar os demais componentes curriculares específicos de química no decorrer de sua vida acadêmica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2001KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDéficit de conceitos básicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Título: dc.titleContextualização e Abordagem de Conceitos Químicos por Meio de uma Estação de Tratamento de Água (ETA): Uma Sequência Didática para o Ensino da Químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons