Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Filho, DEUSDEDITT DE SOUZA BUENO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Flores, Éder Lisandro de Moraes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Oldair Donizeti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-09T01:06:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-09T01:06:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | eta | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722363 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os alunos ingressantes no curso de graduação de Licenciatura em Química, do Instituto Federal do Paraná – campus de Cascavel, ao iniciarem sua vida acadêmica, têm apresentado muitas dificuldades de aprendizagem nos conteúdos de química em decorrência do déficit existente dos conceitos básicos de química. Isso acaba resultando na desmotivação de seus estudos e na não continuidade de sua formação acadêmica, interrompendo, portanto, seu processo de formação profissional, o que representa uma consequência negativa quanto à demanda de profissionais qualificados nessa área na região. Buscando uma solução que possa minimizar esse conflito no processo ensino-aprendizagem, foi proposta e testada uma atividade pedagógica, utilizando uma metodologia ativa, baseada na aprendizagem significativa e na aprendizagem baseada em problemas, por meio de uma sequência didática, contextualizada com o tema Estação de Tratamento de Água. Nessa sequência didática, abordaram-se vários conceitos básicos de química, administrados por várias atividades teóricas e práticas laboratoriais. O objetivo, nesse sentido, foi o de proporcionar um melhor desempenho na performance dos alunos quanto ao seu aproveitamento de aprendizagem no componente curricular Química Geral e Experimental, uma disciplina curricular do plano pedagógico de seu curso, a qual servirá como um embasamento introdutório de conceitos básicos de química para alicerçar os demais componentes curriculares específicos de química no decorrer de sua vida acadêmica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2001KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Déficit de conceitos básicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | Contextualização e Abordagem de Conceitos Químicos por Meio de uma Estação de Tratamento de Água (ETA): Uma Sequência Didática para o Ensino da Química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFTPR_PRODUTO_DEUSDEDITT-DE-SOUZA-BUENO-FILHO_2017.pdf | 2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722363/3/UFTPR_PRODUTO_DEUSDEDITT-DE-SOUZA-BUENO-FILHO_2017.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons