CÁLCULO DA DENSIDADE ESTIMADA PELA PRESSÃO HIDROSTÁTICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVEIRA, ANDRÉ LUIZ-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Oldair Donizeti-
Autor(es): dc.contributor.authorBittencourt, Paulo Rodrigo Stival-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-09T00:36:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-09T00:36:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
identificador: dc.identifier.otherhidrostáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722362-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de química no Brasil começou a ser estabelecido no país apenas no século XIX, infelizmente as metodologias de ensino ainda são tradicionalmente enraizadas em uma grade curricular extensa, em que as ciências são aplicadas através de métodos de ensino tradicionais dificultando a aprendizagem do aluno. Dessa forma, as atividades investigativas podem ser utilizadas como proposta de ensino em química, para que o aluno se torne sujeito ativo nesse processo, através da investigação, experimentação, diálogo, imaginação e criticidade, para uma aprendizagem significativa. Essa pesquisa, trata-se de uma proposta de sequência didática, com a elaboração de um produto educacional, um Conjunto Experimental para abordar conteúdos de densidade, pressão hidrostática, pressão atmosférica e aceleração gravitacional, a serem aplicados na educação básica, Ensino Médio. A sequência didática apresentada nessa pesquisa, como uma proposta para professores da educação básica, foi aplicada no primeiro ano do Ensino Médio, em um colégio da rede privada de ensino em São Miguel do Iguaçu-PR. A sequência didática com a utilização de um produto experimental pode contribuir para uma nova metodologia de ensino a partir de atividade investigativa oportunizando aos alunos uma aprendizagem significativa. Será apresentado um referencial bibliográfico fundamental para a compreensão sobre o ensino de química no Brasil, atividades investigativas e aprendizagem significativa na teoria de David Ausubel. Em seguida, abordaremos os principais conceitos relacionados a densidade e pressão hidrostática fundamentais para a compreensão acerca dos conteúdos abordados na elaboração do Produto Educacional. Por fim, será apresentado o percurso metodológico utilizado para a elaboração do produto Conjunto Experimental e a proposta de sequência didática aplicada no ensino médio. Observou-se na realização da pesquisa e aplicação do produto que quando os alunos se remetem a um conceito de química e física já fazem relação com fórmulas, sem compreensão do real processo daquela teoria e de seus resultados, com isso, a partir da aplicação do Conjunto Experimental, os alunos puderam fazer uma nova assimilação desses conteúdos e desenvolver uma aprendizagem sob uma ótica diferente, através de uma proposta de ensino experimental, investigativo que permitiu uma aprendizagem efetiva dos conteúdos abordados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1287KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectatividades investigativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdensidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjecthidrostáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Título: dc.titleCÁLCULO DA DENSIDADE ESTIMADA PELA PRESSÃO HIDROSTÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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