Experimentações e modelagens, o caso da combustão

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVELTRONE, LEONARDO ALEXANDRE-
Autor(es): dc.contributor.authorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorCursino, Ana Cristina Trindade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-09T01:27:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-09T01:27:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-22-
identificador: dc.identifier.othercombustãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722347-
Resumo: dc.description.abstractNa educação básica, a apresentação dos modelos atômicos, segue, muitas vezes, uma ordem cronológica e não problematizada pelo professor. Dessa forma, não fica claro até que momento é possível ou não trabalhar com um determinado modelo e quais as necessidades científicas que levam à elaboração de um modelo mais aprimorado. Baseando nisso, o presente trabalho teve como proposta educacional a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD): Intitulada “Experimentações e simulações, o caso da combustão”. Como eixo central foi trabalhado as representações que os estudantes assimilam sobre o Fogo (macroscópica, submicroscópica e simbólica) na qual a contextualização dos modelos atômicos está em interação a conceitos químicos, como: reações químicas, fórmulas químicas, balanceamento de equações e transições eletrônicas, por meio de atividades experimentais e simulações virtuais. Após aplicação SD, notou-se que os estudantes interagiram nas aulas experimentais e os relatos feitos por eles mostram como associaram determinados fenômenos químicos no campo das representações a nível simbólico das experiências no cotidiano. Muitos questionamentos apresentados pelos estudantes revelam que associaram o nível simbólico aos fenômenos macroscópicos, sendo que muitas concepções trazidas por eles fazem sentido dentro da proposta de estudo das combustões. Pressupõe-se que os estudantes entenderam a importância da modelagem atômica adequada ao conceito e teoria de combustão e a variedade de conteúdos químicos abordados. As simulações virtuais permitiram criar ambientes que ampliaram as possibilidades de interação e representação aos níveis do conhecimento, permitindo aos estudantes a capacidade de modelagem a nível atômico, aproximando ao nível submicroscópico, pela visualização e interatividade dos modelos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1778KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRepresentaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmodelopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Título: dc.titleExperimentações e modelagens, o caso da combustãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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