Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliva, ALEXANDRA DORNELLES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cursino, Ana Cristina Trindade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-09T01:00:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-09T01:00:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | poluicaoaguas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722345 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante das dificuldades de compreensão do conteúdo de concentração das soluções, com o intuito de auxiliar no processo de ensino aprendizagem deste conteúdo, esta dissertação teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática (SD) pelo processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração), apresentando os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com trinta e nove discentes do ensino médio de Foz do Iguaçu, estado do Paraná, com o objetivo de elaborar uma sequência didática como produto educacional, abordando o conteúdo de concentração das soluções com o tema: Poluição das Águas (Isso precisa parar, você não concorda?). A sequência didática, teve duração de oito aulas de cinquenta minutos dividida em seis etapas: identificando as concepções prévias dos discentes; leitura de textos e vídeos sobre o tema proposto; unidades de medida de massa e volume; preparo e diluição de soluções com experimentos; produção de histórias em quadrinhos/tirinhas e um pós-teste “Mostre o que você aprendeu”. Nas etapas foram caracterizadas relações pedagógicas e epistemológicas do processo de contextualização do conteúdo e construção dos significados científicos. Os resultados foram analisados pelo método de Análise Textual Discursiva (ATD). Diante das atividades realizadas pelos discentes, foi possível perceber os avanços alcançados com esta estratégia de ensino, demonstrados a aquisição de novos conhecimentos químicos manifestados durante a realização dos experimentos, elaboração do relatório da prática, e respostas aos questionários | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1646kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Validação EAR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | POLUIÇÃO DAS ÁGUAS ISSO PRECISA PARAR, VOCE NÃO CONCORDA? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UTFPR_PRODUTO-EDUCACIONAL_Alexandra-Dornelles-Oliva_2017.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722345/2/UTFPR_PRODUTO-EDUCACIONAL_Alexandra-Dornelles-Oliva_2017.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons