POLUIÇÃO DAS ÁGUAS ISSO PRECISA PARAR, VOCE NÃO CONCORDA?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliva, ALEXANDRA DORNELLES-
Autor(es): dc.contributor.authorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorCursino, Ana Cristina Trindade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-09T01:00:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-09T01:00:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-22-
identificador: dc.identifier.otherpoluicaoaguaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722345-
Resumo: dc.description.abstractDiante das dificuldades de compreensão do conteúdo de concentração das soluções, com o intuito de auxiliar no processo de ensino aprendizagem deste conteúdo, esta dissertação teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática (SD) pelo processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração), apresentando os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com trinta e nove discentes do ensino médio de Foz do Iguaçu, estado do Paraná, com o objetivo de elaborar uma sequência didática como produto educacional, abordando o conteúdo de concentração das soluções com o tema: Poluição das Águas (Isso precisa parar, você não concorda?). A sequência didática, teve duração de oito aulas de cinquenta minutos dividida em seis etapas: identificando as concepções prévias dos discentes; leitura de textos e vídeos sobre o tema proposto; unidades de medida de massa e volume; preparo e diluição de soluções com experimentos; produção de histórias em quadrinhos/tirinhas e um pós-teste “Mostre o que você aprendeu”. Nas etapas foram caracterizadas relações pedagógicas e epistemológicas do processo de contextualização do conteúdo e construção dos significados científicos. Os resultados foram analisados pelo método de Análise Textual Discursiva (ATD). Diante das atividades realizadas pelos discentes, foi possível perceber os avanços alcançados com esta estratégia de ensino, demonstrados a aquisição de novos conhecimentos químicos manifestados durante a realização dos experimentos, elaboração do relatório da prática, e respostas aos questionáriospt_BR
Tamanho: dc.format.extent1646kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectValidação EARpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Título: dc.titlePOLUIÇÃO DAS ÁGUAS ISSO PRECISA PARAR, VOCE NÃO CONCORDA?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons