PLANO DE AULA PARA A UTILIZAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DE ESTEREOISOMERIA NO ENSINO MÉDIO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDa Rocha, Luís Felipe Lage-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-16T00:08:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-16T00:08:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Luis Felipe Lage da Rochapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721657-
Resumo: dc.description.abstractA educação sempre foi o principal motor no desenvolvimento de padrões para sociedade. Por esse motivo, os professores sofrem a pressão para evoluir e modernizar suas aulas em um processo em que a tecnologia e a conectividade estejam presentes em todo momento. Como os “Smartphones” e “tablets” são cada vez mais comuns em salas de aula, deve-se utilizar as possibilidades que estes aparelhos permitem e transformem as aulas. Um dos recursos permitidos são os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) que transmitem uma motivação extra aos alunos. O OVA deste trabalho trata-se de um aplicativo de visualização de moléculas em Realidade Aumentada para o ensino de Estereoisomeria no Ensino Médio. Tendo em consideração que uma das dificuldades, ou a maior delas, no conteúdo de estereoisomeria, é a visualização das moléculas fora do papel ou quadro. Este trabalho foi realizado com ajuda de outros professores voluntários e de graduandos de todas as regiões do Brasil que responderam remotamente formulários de avaliação para o desenvolvimento deste app. Todas as animações utilizadas neste trabalho para o OVA foram criadas com software gratuito e serão disponibilizados através de um link do Google Drive. Após a avaliação do produto por meio de questionários eletrônicos constatou-se que a ferramenta tem potencial para auxiliar no ensino-aprendizado de estereoisomeria, auxiliando a visualização tridimensional das moléculas e sendo assim de melhor compreensão por parte dos alunos. É importante a continuação do estudo da realidade aumentada em forma de OVA não somente para química como também para demais disciplinas do ensino médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent570kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectIsomeriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectObjetos virtuais de aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
Título: dc.titlePLANO DE AULA PARA A UTILIZAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DE ESTEREOISOMERIA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseQuímicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímica Orgânicapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


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