Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Da Rocha, Luís Felipe Lage | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-16T00:08:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-16T00:08:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Luis Felipe Lage da Rocha | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721657 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação sempre foi o principal motor no desenvolvimento de padrões para sociedade. Por esse motivo, os professores sofrem a pressão para evoluir e modernizar suas aulas em um processo em que a tecnologia e a conectividade estejam presentes em todo momento. Como os “Smartphones” e “tablets” são cada vez mais comuns em salas de aula, deve-se utilizar as possibilidades que estes aparelhos permitem e transformem as aulas. Um dos recursos permitidos são os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) que transmitem uma motivação extra aos alunos. O OVA deste trabalho trata-se de um aplicativo de visualização de moléculas em Realidade Aumentada para o ensino de Estereoisomeria no Ensino Médio. Tendo em consideração que uma das dificuldades, ou a maior delas, no conteúdo de estereoisomeria, é a visualização das moléculas fora do papel ou quadro. Este trabalho foi realizado com ajuda de outros professores voluntários e de graduandos de todas as regiões do Brasil que responderam remotamente formulários de avaliação para o desenvolvimento deste app. Todas as animações utilizadas neste trabalho para o OVA foram criadas com software gratuito e serão disponibilizados através de um link do Google Drive. Após a avaliação do produto por meio de questionários eletrônicos constatou-se que a ferramenta tem potencial para auxiliar no ensino-aprendizado de estereoisomeria, auxiliando a visualização tridimensional das moléculas e sendo assim de melhor compreensão por parte dos alunos. É importante a continuação do estudo da realidade aumentada em forma de OVA não somente para química como também para demais disciplinas do ensino médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 570kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Isomeria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Objetos virtuais de aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt_BR |
Título: dc.title | PLANO DE AULA PARA A UTILIZAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DE ESTEREOISOMERIA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química Orgânica | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Luis Felipe Lage da Rocha.pdf | 570,13 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721657/2/Produto_Luis Felipe Lage da Rocha.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons