Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Naiara de Jesus | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Marcos Antonio Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-09T16:50:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-09T16:50:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | AULAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE BIOPOLÍMEROS NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721304 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa trata-se de uma abordagem ao ensino de biopolimeros no ensino médio, a partir de um tema gerador amparado no enfoque em Ciências Tecnologia e Sociedade - CTS. Objetivando analisar uma sequência didática baseada em aulas investigativas, fixação das crenças, bem como na contextualização. Amparada nas minhas experiências como docente, foram realizadas pesquisas nos aspectos sociais, históricos, filosóficos, tecnológicos, etc, procurando adquirir formas de como o ensino desse conceito poderia ser aplicado em turmas do nível médio de escolaridade. A análise desses fatores foi feita sob a perspectiva de ensino investigativo com enfoque em CTS, que pode ser utilizada como alternativa para viabilizar a construção do conhecimento, pois além de relacioná-los com experiências vividas diariamente por esse estudante, é historicamente contextualizada, permitindo maior compreensão para além dos entendimentos acerca de polímeros. A metodologia adotada versou sobre uma pesquisa minuciosa em fontes secundárias, tais como: livros, artigos, dissertações e teses que discorre sobre esse tema. Dessa maneira, conclui-se, portanto, que o método investigativo que leva em conta o conhecimento prévio e os fatores diários desse estudante contribuiu de maneira positiva e relevante para o ensino de química, mas precisamente do assunto polímeros, no ensino médio, através de uma sequência didática de acordo com a construção do conhecimento não uma mera reprodução. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 806KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas investigativas, Ensino de química, Polímeros | pt_BR |
Título: dc.title | AULAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE BIOPOLÍMEROS NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional -NAIARA DE JESUS FREITAS.pdf | 805,18 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721304/2/Produto Educacional -NAIARA DE JESUS FREITAS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons