AULAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE BIOPOLÍMEROS NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Naiara de Jesus-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Marcos Antonio Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-09T16:50:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-09T16:50:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-
identificador: dc.identifier.otherAULAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE BIOPOLÍMEROS NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721304-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa trata-se de uma abordagem ao ensino de biopolimeros no ensino médio, a partir de um tema gerador amparado no enfoque em Ciências Tecnologia e Sociedade - CTS. Objetivando analisar uma sequência didática baseada em aulas investigativas, fixação das crenças, bem como na contextualização. Amparada nas minhas experiências como docente, foram realizadas pesquisas nos aspectos sociais, históricos, filosóficos, tecnológicos, etc, procurando adquirir formas de como o ensino desse conceito poderia ser aplicado em turmas do nível médio de escolaridade. A análise desses fatores foi feita sob a perspectiva de ensino investigativo com enfoque em CTS, que pode ser utilizada como alternativa para viabilizar a construção do conhecimento, pois além de relacioná-los com experiências vividas diariamente por esse estudante, é historicamente contextualizada, permitindo maior compreensão para além dos entendimentos acerca de polímeros. A metodologia adotada versou sobre uma pesquisa minuciosa em fontes secundárias, tais como: livros, artigos, dissertações e teses que discorre sobre esse tema. Dessa maneira, conclui-se, portanto, que o método investigativo que leva em conta o conhecimento prévio e os fatores diários desse estudante contribuiu de maneira positiva e relevante para o ensino de química, mas precisamente do assunto polímeros, no ensino médio, através de uma sequência didática de acordo com a construção do conhecimento não uma mera reprodução.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent806KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAulas investigativas, Ensino de química, Polímerospt_BR
Título: dc.titleAULAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE BIOPOLÍMEROS NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons