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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | França, Márcio Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Sulene Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Marcelo Eça | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-09T16:35:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-09T16:35:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | “PRODUÇÃO DE MATERIAIS TÁTEIS PARA ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA” | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721301 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao reconhecer as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino para que a educação inclusiva de fato se efetive nos espaços escolares, não sendo meramente um programa político, mas que alcance todo o seu público, produto educacional descrito neste trabalho, tem por objetivo produzir e analisar materiais alternativos que possam contribuir para o favorecimento da aprendizagem de química para estudantes com deficiência visual, bem como os demais estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola estadual do município de Planalto-Ba. Para tanto, foram utilizados materiais de baixo custo e fácil aquisição e vários métodos, desde a apropriação da escrita Braille pelos estudantes de uma classe regular, momentos de sensibilização e estratégias para produção de materiais adaptados, levando em consideração que em cada turma estava matriculado um estudante cego. Estes materiais, além de possuírem escrita Braille, percepção tátil, também apresentam escrita alfa numérica e diferentes cores, para contribuirem com a aprendizagem de todos os estudantes. A pesquisa fundamenta-se em aplicar a mesma proposta para estudantes videntes e estudantes cegos criando as mesmas oportunidades de aprendizagens dos conteúdos preconizados no currículo escolar. Durante todo o ano letivo de 2019, foram produzidos 65 materiais que auxiliaram no entendimento do conteúdo a ser trabalho, os grupos orgânicos, o que resultou o favorecimento da aprendizagem, observada por meio das atividades de caráter avaliativo, bem como na construção de atitudes e valores importantes na construção de uma postura cidadã, contribuindo assim para uma pesquisa no ensino de Química numa perspectiva inclusiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.246KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva, Aprendizagem, | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química. | pt_BR |
Título: dc.title | “PRODUÇÃO DE MATERIAIS TÁTEIS PARA ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
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PRODUTO EDUCACIONAL Márcio França.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721301/2/PRODUTO EDUCACIONAL Márcio França.pdfDownload |
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