Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rios, Ionara Aquino | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Bruno Ferreira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-09T12:24:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-09T12:24:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SUBSTÂNCIA QUÍMICA BASEADA NA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721285 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de conceitos fundamentais que estruturam o pensamento químico é necessário na disciplina de Química na educação básica, pois possibilita que o estudante adquira domínio da linguagem utilizada nessa ciência, contribuindo para um entendimento mais amplo dos fenômenos que acontecem ao seu redor. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar uma sequência didática (SD) para o ensino do conceito de substância, estruturada a partir do perfil conceitual de substância proposto na literatura. Participaram dessa pesquisa 59 alunos, da 1a série do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual, localizada no interior da Bahia. Utilizamos como metodologia didática para a elaboração da SD os três momentos pedagógicos, e observamos a emergência das zonas do perfil conceitual de substância durantes as aulas e as atividades propostas. Os resultados mostraram que quatro zonas do perfil puderam ser correlacionadas às respostas e expressões dos alunos durante a execução da SD, possibilitando a análise do processo de conceitualização vivenciado por eles. Observamos, por meio das falas dos participantes, a necessidade de ampliação do perfil conceitual de substância proposto visando contemplar a classificação de suas formas de obtenção em naturais e sintéticas. Foi possível observar também que o conceito de Química influencia diretamente na construção do conceito de substância e que se torna necessário abordá-lo para desenvolver as noções científicas do conceito de substância, evitando assim, concepções alternativas que se distanciam do conceito científico. Ainda que os resultados tenham se afastado das expectativas dos pesquisadores, a SD elaborada e aplicada possibilitou a mobilização das zonas do perfil conceitual de substância e permitiu analisar o processo de conceitualização da turma durante as atividades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.55MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | substância química, teoria do perfil conceitual, | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino e aprendizagem de Química. | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SUBSTÂNCIA QUÍMICA BASEADA NA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL - IONARA AQUINO RIOS .pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/721285/2/PRODUTO EDUCACIONAL - IONARA AQUINO RIOS .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons