UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SUBSTÂNCIA QUÍMICA BASEADA NA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRios, Ionara Aquino-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Bruno Ferreira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-09T12:24:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-09T12:24:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-
identificador: dc.identifier.otherUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SUBSTÂNCIA QUÍMICA BASEADA NA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/721285-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de conceitos fundamentais que estruturam o pensamento químico é necessário na disciplina de Química na educação básica, pois possibilita que o estudante adquira domínio da linguagem utilizada nessa ciência, contribuindo para um entendimento mais amplo dos fenômenos que acontecem ao seu redor. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar uma sequência didática (SD) para o ensino do conceito de substância, estruturada a partir do perfil conceitual de substância proposto na literatura. Participaram dessa pesquisa 59 alunos, da 1a série do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual, localizada no interior da Bahia. Utilizamos como metodologia didática para a elaboração da SD os três momentos pedagógicos, e observamos a emergência das zonas do perfil conceitual de substância durantes as aulas e as atividades propostas. Os resultados mostraram que quatro zonas do perfil puderam ser correlacionadas às respostas e expressões dos alunos durante a execução da SD, possibilitando a análise do processo de conceitualização vivenciado por eles. Observamos, por meio das falas dos participantes, a necessidade de ampliação do perfil conceitual de substância proposto visando contemplar a classificação de suas formas de obtenção em naturais e sintéticas. Foi possível observar também que o conceito de Química influencia diretamente na construção do conceito de substância e que se torna necessário abordá-lo para desenvolver as noções científicas do conceito de substância, evitando assim, concepções alternativas que se distanciam do conceito científico. Ainda que os resultados tenham se afastado das expectativas dos pesquisadores, a SD elaborada e aplicada possibilitou a mobilização das zonas do perfil conceitual de substância e permitiu analisar o processo de conceitualização da turma durante as atividades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.55MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectsubstância química, teoria do perfil conceitual,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino e aprendizagem de Química.pt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SUBSTÂNCIA QUÍMICA BASEADA NA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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