Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Brum, André Luís Silveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Raoni Schroeder Borges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-25T18:19:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-25T18:19:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFRJ_PRODUTO-EDUCACIONAL_ANDREBRUM_2020_2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720528 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No ensino público brasileiro, repleto de contrariedades e constantemente desafiado pela realidade socioeconômica de seus alunos, é fundamental o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas que contribuam para a manutenção dos mesmos em sala de aula e para uma melhoria em seu desempenho escolar. Nesse contexto, a utilização de temas que façam parte do cotidiano do aluno é uma ferramenta bastante poderosa, que pode contribuir não só para um maior estimulo à aprendizagem, como também para uma melhor compreensão da relevância dos diferentes temas abordados nas disciplinas de ciências. Este produto educacional foi resultado de uma pesquisa de mestrado, que teve como orientador o Prof. Dr. Raoni Schroeder Borges Gonçalves, e tem como objetivo principal elucidar a importância das forças de interação intermolecular e as propriedades físico-químicas num fármaco, utilizando a temática dos fármacos. O professor atua como mediador do conhecimento, fazendo com que o aluno reconheça a química presente em seu cotidiano. E assim, o mesmo possa ser parte integrante em seu processo de ensino aprendizagem, não sendo o aluno apenas mero espectador dos assuntos tratados em sala de aula. Nesse presente trabalho, o leitor irá ter acesso a uma sequência didática que foi dividida em quatro momentos distintos, cada dupla de momentos foi preparado para duas aulas. Com o auxílio de TIC`s (Tecnologia da Informação e Comunicação), como por exemplo: data show, vídeo do youtube e acesso a QR codes através do uso do celular, o aluno têm a possibilidade de uma diversificada opção de aprendizagem. Dessa forma, temos a esperança que nosso material possa contribuir com as aulas de química, tornado-as mais atrativas ao aluno e possibilitando ao professor outras abordagens como método de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,04 MB (5.284.931 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | tema gerador | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | fármacos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | antidepressivos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | química orgânica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFQUI | pt_BR |
Título: dc.title | ELABORAÇÃO DEUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO-SEO TEMA GERADOR FÁRMACOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFRJ_PRODUTO-EDUCACIONAL_ANDREBRUM_2020_2.pdf | 5,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720528/2/UFRJ_PRODUTO-EDUCACIONAL_ANDREBRUM_2020_2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons