O ENSINO DE FILOSOFIA NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Iseuda Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-30T14:41:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-30T14:41:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.other2022_dis_iflimapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716958-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho pretende refletir sobre o ensino de Filosofia na escola de educação profissional integrada ao ensino médio. As escolas estaduais de educação profissional iniciaram suas atividades no Ceará, em 2008. Tornei-me professora de Filosofia em uma escola profissional no município de Tabuleiro do Norte (CE), em 2011. Ao iniciar minhas atividades, percebi que a escola tinha como missão formar futuros técnicos e empreendedores para atuar nos diferentes campos do mercado, mas, por ser integrada, possui também como objetivo ser um degrau de acesso ao ensino superior. Ao ler sobre o Modelo de Gestão intitulado Tecnologia Empresarial Socioeducacional, inquietou-me saber como a disciplina de Filosofia tem seu espaço garantido nessas escolas. Sabe-se que a disciplina de Filosofia, no decorrer da organização estrutural da educação no Brasil, sempre sofreu alterações quanto à sua obrigatoriedade na composição curricular do ensino médio, em especial no ensino médio técnico. A inclusão ou exclusão do ensino de Filosofia no currículo escolar das escolas de ensino técnico, e atualmente das escolas de educação profissional, deu-se em virtude do perfil de mão de obra oriunda da escola pública e dos momentos históricos nos quais essas escolas estão inseridas. Pensar uma disciplina de caráter crítico em uma escola cuja pretensão é fornecer à sociedade um modelo de cidadão e trabalhador qualificado possibilitou pensar como seria possível conciliar técnica e crítica. Na tentativa de entender esse processo de alinhamento, utilizei como literatura de base a obra Educação e sociologia, de Émile Durkheim. Nela, o autor pretende estabelecer uma relação entre educação e sociedade. Segundo Durkheim (2007, p. 8), a educação é “[...] uma socialização da jovem geração pela geração adulta [...]”, e onde “[...] a escola é um microcosmo social” (DURKHEIM, 2007, p. 8). Partindo desse pressuposto, é possível, sim, a disciplina de Filosofia se fazer presente no currículo da escola profissional, já que esta procura integrar educação e trabalho. Nesse sentido foi interessante e imprescindível saber da jovem geração da escola de educação profissional a importância da disciplina de Filosofia na sua formação profissional e social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,05 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsociedadept_BR
Palavras-chave: dc.subjecttrabalhopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SOCIEDADEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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