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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Iseuda Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-30T14:41:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-30T14:41:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2022_dis_iflima | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716958 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho pretende refletir sobre o ensino de Filosofia na escola de educação profissional integrada ao ensino médio. As escolas estaduais de educação profissional iniciaram suas atividades no Ceará, em 2008. Tornei-me professora de Filosofia em uma escola profissional no município de Tabuleiro do Norte (CE), em 2011. Ao iniciar minhas atividades, percebi que a escola tinha como missão formar futuros técnicos e empreendedores para atuar nos diferentes campos do mercado, mas, por ser integrada, possui também como objetivo ser um degrau de acesso ao ensino superior. Ao ler sobre o Modelo de Gestão intitulado Tecnologia Empresarial Socioeducacional, inquietou-me saber como a disciplina de Filosofia tem seu espaço garantido nessas escolas. Sabe-se que a disciplina de Filosofia, no decorrer da organização estrutural da educação no Brasil, sempre sofreu alterações quanto à sua obrigatoriedade na composição curricular do ensino médio, em especial no ensino médio técnico. A inclusão ou exclusão do ensino de Filosofia no currículo escolar das escolas de ensino técnico, e atualmente das escolas de educação profissional, deu-se em virtude do perfil de mão de obra oriunda da escola pública e dos momentos históricos nos quais essas escolas estão inseridas. Pensar uma disciplina de caráter crítico em uma escola cuja pretensão é fornecer à sociedade um modelo de cidadão e trabalhador qualificado possibilitou pensar como seria possível conciliar técnica e crítica. Na tentativa de entender esse processo de alinhamento, utilizei como literatura de base a obra Educação e sociologia, de Émile Durkheim. Nela, o autor pretende estabelecer uma relação entre educação e sociedade. Segundo Durkheim (2007, p. 8), a educação é “[...] uma socialização da jovem geração pela geração adulta [...]”, e onde “[...] a escola é um microcosmo social” (DURKHEIM, 2007, p. 8). Partindo desse pressuposto, é possível, sim, a disciplina de Filosofia se fazer presente no currículo da escola profissional, já que esta procura integrar educação e trabalho. Nesse sentido foi interessante e imprescindível saber da jovem geração da escola de educação profissional a importância da disciplina de Filosofia na sua formação profissional e social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,05 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sociedade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | trabalho | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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2022_dis_iflima.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716958/2/2022_dis_iflima.pdfDownload |
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