Processos eletroquímicos de corrosão e abordagem CTSA: construção de uma sequência didática no ensino médio

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDorneles, Vivian Tedesco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-15T17:36:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-15T17:36:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-26-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714618-
Resumo: dc.description.abstractA corrosão é um processo químico que está relacionada a deterioração de alguns materiais, e pode ocorrer de forma espontânea. Como é muito comum ocorrer com materiais metálicos esse fenômeno pode ser observado em nosso cotidiano, como em objetos que estão presentes em nossas residências, nas indústrias, nos hospitais, monumentos, construção civil etc. Sendo assim, torna-se um tema importante para ser trabalhado em sala de aula, possibilitando ao professor abordar assuntos como: reações de oxirredução, potencial de redução, reatividade dos metais, transferência de elétrons, equações químicas, entre outros. A preocupação com o ensino de Química tem levado as organizações curriculares a desenvolverem propostas que abordem problemas sociais que estejam presente na realidade da comunidade escolar, para assim, auxiliar na construção dos conceitos científicos, facilitando o desenvolvimento de competências e habilidades, e assim, permitindo que o aluno desenvolva a capacidade de interpretar, argumentar e tomar decisões. Procurando atender as necessidades apontadas na BNCC e no PCNEM, produziu-se uma sequência didática, que constitui um produto de aplicação para a sala de aula de Química no Ensino Médio, que contemplasse aulas experimentais, expositivas e dialogadas, buscando assim gerar proposições que mostram as relações existentes entre conceitos percebidos por um indivíduo e seus conhecimentos prévios. Para que fosse possível atender os objetivos, levou-se em consideração três aspectos. O primeiro aspecto foi a contextualização, que foi relacionada a corrosão atmosférica, já que a Escola e sua Comunidade se encontram em uma região industrializada. O segundo aspecto está relacionado com a possibilidade de conectar este tema com outras áreas do conhecimento, como reações de combustão, concentração de soluções, poluição atmosférica etc. E o terceiro e último aspecto foi a função social que o tema tem na formação do cidadão. Para a construção do material, buscou-se metodologias que tivessem como objetivo uma aprendizagem significativa e ativa por parte dos alunos. Sendo assim, o material produzido foi influenciado por algumas propostas de ensino, destacando-se o Ensino por Investigação e a abordagem CTSA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,05 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCorrosãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Investigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Título: dc.titleProcessos eletroquímicos de corrosão e abordagem CTSA: construção de uma sequência didática no ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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