Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fontana, Isabela Mantovani | - |
Autor(es): dc.contributor | Fontana, Isabela Mantovani | - |
Autor(es): dc.contributor | Fukushima, Kando | - |
Autor(es): dc.contributor | Lucca, André de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Gabriel Eloy Bernardes dos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Karoline de Oliveira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T20:20:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T20:20:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28441 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706934 | - |
Descrição: dc.description | Due to the easy execution of collaborative actions between inhabitants of the Portelinha neighborhood, and their constant need for adaptation in order to overcome difficulties, it was possible to identify an opportunity for social innovation. Due to the need for learning and approaching the context and connection between authors and community, a quick ethnographic study was carried out in Portelinha. From the authors’ perspective, the interactions, methods and approaches used were reviewed in order to generate relevant observations in preparing designers, só that future interactions and complex social coalitions are increasingly productive and effective. Thus, this work aims to develop an ebook based on the ethnographic study of the Portelinha community in order to review the approaches and methods used and share details of the authors’ experience to encourage and contribute to designers involved in social projects in communities. | - |
Descrição: dc.description | Devido a fácil execução de ações colaborativas entre os moradores da Portelinha, e sua constante necessidade de adaptação para superar dificuldades, foi possível identificar uma janela de proposta para uma inovação social. Devido à necessidade de aprendizado e aproximação de contexto e conexão entre autores e comunidade, foi realizado um estudo etnográfico rápido na Portelinha. A partir da perspectiva dos autores, as interações, métodos e abordagens utilizadas foram analisadas a fim de gerar observações pertinentes na preparação de designers, para que essas futuras interações e coalizões sociais complexas sejam cada vez mais produtivas e efetivas. Assim, este trabalho tem por objetivo desenvolver um ebook com base no estudo etnográfico da comunidade Portelinha a fim de analisar as abordagens e métodos empregados e compartilhar detalhes da experiência dos autores para encorajar e contribuir com designers envolvidos em projetos sociais em comunidades. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic books | - |
Palavras-chave: dc.subject | Community | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Um projeto para inovação social: análise do estudo etnográfico na comunidade Portelinha | - |
Título: dc.title | A project for social innovation: review of the etnographic research in the Portelinha community | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: