Brincar: qual o sentido para o desenvolvimento integral da criança?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Luciana Boemer Cesar-
Autor(es): dc.contributorPereira, Luciana Boemer Cesar-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorVicari, Rosangela Luiza-
Autor(es): dc.creatorSpecht, Jocinéia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:19:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:19:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29114-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/706617-
Descrição: dc.descriptionThis work had as objective to inquire if the teachers understand the true sense of the play. To refer theoretically to the research, authors were used to discuss the contextualization of play as a strategy for child development, play and the establishment of bonds and the importance of playing in school planning. Among the authors are Piaget (1968), Krmaer (1982), Carvalho (2002), Vygotsky (2007), Proetti (2006), Redin (2007), Friedmann (2012), Borba. In relation to the methodological procedures, this research was qualitative, of the field research type with a descriptive character. Among the results and the discussion it is concluded that it is up to the teacher to stimulate his students through the play methods so that they have an effective and enjoyable learning, being necessary the abandonment of the traditional stagnation of the pedagogical instruments so that a better and more dynamic one is formed, school environment.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve por objetivo indagar se os professores compreendem o verdadeiro sentido do brincar. Para referenciar teoricamente a pesquisa foram utilizados autores que discorrem sobre a contextualização do brincar como estratégia para o desenvolvimento da criança, o lúdico e o estabelecimento de vínculos e a importância do brincar no planejamento escolar. Dentre os autores apresentam-se Piaget (1968), Krmaer (1982), Carvalho (2002), Vygotsky (2007), Proetti (2006), Redin (2007), Friedmann (2012), Borba (2007) e Freire (1996). Em relação aos procedimentos metodológicos esta pesquisa foi qualitativa, do tipo pesquisa de campo com cunho descritivo. Dentre os resultados e a discussão realizada conclui-se que cabe ao docente estimular seus alunos através dos métodos lúdicos para que tenham um efetivo e prazeroso aprendizado, sendo necessário o abandono da estagnação tradicional dos instrumentos pedagógicos para que se forme um melhor, e mais dinâmico, ambiente escolar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleBrincar: qual o sentido para o desenvolvimento integral da criança?-
Título: dc.titleTogether: what is the sense for development comprehensive child?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.