Estudo da física térmica a partir da construção de uma chocadeira elétrica: aprendizagem baseada em projetos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSehn, Elizandra-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6424-0271-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6858872820752084-
Autor(es): dc.contributorSehn, Elizandra-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-6424-0271-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6858872820752084-
Autor(es): dc.contributorDeimling, Cesar Vanderlei-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-1554-0099-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio Ramos da-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-0158-1279-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3859177293482871-
Autor(es): dc.creatorMartini, Adenauro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T20:15:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T20:15:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28600-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705718-
Descrição: dc.descriptionMostly part of the high school students at Rural Schools have understanding and linking difficulties related to Physics knowledge contents worked in the class and their own reality; consequently, this condition may result in learning decline, disinterest, evasion, and failure. In this context, using the Methodology of Learning Based on Projects, an activity sequence was developed aiming to study the heat and temperature with the construction of an electrical poultry incubator. The activity sequence was implemented with the students from second-grade high school at the rural school. Through the assistance and analysis pre and post applied to the class group, it was observed, after the comparison, that the content appropriation was carried out more effectively than through the traditional method. The home electrical poultry incubator construction has allowed students to face more significant and challenging problems and issues from the real world. The search for solutions based on cooperative work also contributed to the development of skills and especially the ability to involve students in problem-solving. The obtained results have shown that the active methodology approach combined with the context in which the student is and lives enhances and facilitates significantly the learning process related to the concepts and physical phenomena, in this case, concepts concerned with heat and temperature.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionEstudantes do Ensino Médio na Escola do Campo, em sua maioria, apresentam dificuldades em compreender e relacionar os conteúdos de física trabalhados em sala de aula com a sua realidade, o que consequentemente pode promover desinteresse, evasão, reprovação e diminuição da aprendizagem. Neste contexto, foi desenvolvida uma sequência de atividades com o objetivo do estudo do calor e da temperatura a partir da construção de uma chocadeira elétrica, utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseado em Projetos, focando na aprendizagem significativa. A sequência de atividades foi aplicada para estudantes de uma turma de 2ª série do Ensino Médio de uma escola de campo. Com o auxílio e análise do pré e pós testes aplicados à turma, observou-se que a apropriação dos conteúdos se deu de maneira mais efetiva do que pelo método tradicional. A construção da chocadeira elétrica caseira, possibilitou aos estudantes confrontarem questões e problemas mais significativos e desafiadores do mundo real. A busca por soluções a partir do trabalho cooperativo também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades e principalmente da capacidade de envolver os estudantes na resolução de problemas. Os resultados obtidos mostraram que a abordagem da metodologia ativa aliada ao contexto em que o aluno se encontra, potencializa e facilita uma aprendizagem mais significativa dos conceitos e fenômenos físicos, neste caso conceitos relacionados ao calor e temperatura.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de projeto no ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectProject method in teaching-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica/Ensino de Física-
Título: dc.titleEstudo da física térmica a partir da construção de uma chocadeira elétrica: aprendizagem baseada em projetos-
Título: dc.titleStudy of thermal physics from the construction of an electric brooder: learning based on projects-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.