O ENSINO DE FILOSOFIA COMO PRÁXIS EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DA AUTONOMIA DOS DISCENTES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, DÉBORA CRISTINE FERNANDES OLIVEIRA DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-27T20:32:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-27T20:32:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherUFMA-DeboraSantos-Turma-2019-2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704866-
Resumo: dc.description.abstractEsse estudo tem como objetivo geral investigar o ensino de Filosofia, como proposta de práxis educativa comprometida com exercício da autonomia dos discentes no Centro de Ensino Professor Ezelberto Martins, escola situada no bairro da Vila Sarney industrial, zona rural do município de São Luís do Maranhão. O trabalho tem por objetivos específicos identificar os conceitos de dialogicidade e a sua relevância no ensino de Filosofia como caminho para a autonomia; reconhecer as concepções teórico-metodológicas utilizadas nas aulas de Filosofia; observar a prática educativa nas aulas de filosofia das turmas de 2º e 3º ano. Com base nos pressupostos teóricos de Paulo Freire (2002) e Jean Paul Sartre (2015), a pesquisa discorre sobre as categorias autonomia, liberdade e práxis, ampliando a relação destas ao ensino de Filosofia. O estudo tem por base epistemológica a fenomenologia e se enquadra em sua abordagem metodológica como pesquisa qualitativa, além de utilizar-se dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica, documental, de campo e de intervenção. O texto apresentado está dividido em cinco seções, em que na primeira parte é feita a exposição do tema, trazendo a relevância deste para o estudo proposto; na segunda, preocupa-se em tratar os conceitos de dialogicidade e sua importância para o ensino de Filosofia; na terceira seção discute-se a concepção educacional de Freire e Sartre, trazendo as categorias de autonomia, de liberdade e de práxis; na quarta seção é feita a análise do lócus da pesquisa e as falas dos sujeitos, onde são trazidos os resultados da pesquisa; e a quinta seção finaliza-se com as considerações finais referentes ao trabalho desenvolvido.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectautonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdiálogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpráxis educativapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA COMO PRÁXIS EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DA AUTONOMIA DOS DISCENTESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo