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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARBUÉS, LUIZ RENATO DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-13T14:50:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-13T14:50:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPE-LuizRenato-Turma-2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704350 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa pretende refletir sobre o desespero existencial vivenciado por alunos cristãos no espaço de uma escola pública, em que a pluralidade dos sistemas de significação e representação cultural constitui para eles fonte de contradição entre o que devem ser e fazer e o que, efetivamente, são e fazem. A análise será conduzida pelo pensamento de Søren Kierkegaard, na obra “O Desespero Humano”, sem abrir mão da consulta a outras obras de sua autoria ou de autores que lancem luz ao tema. A opção por essa obra justifica-se porque nela, conquanto o filósofo apresente o desespero como categoria que indica algum “desequilíbrio na síntese, que é o homem”, a possibilidade de construção de uma existência singular, para Kierkegaard, necessariamente começa com o entendimento do papel tanto do desespero quanto da angústia na jornada existencial de cada de um, especialmente, de alunos cristãos, objeto deste trabalho. A razão da escolha desse grupo se deve ao fato de que, em um período de cinco anos, casos de automutilação se multiplicaram exponencialmente na escola, além de dois casos de suicídio. Dois pontos de semelhança entre esses alunos são a faixa etária entre dezessete e vinte e cinco anos, e o cristianismo, tanto protestante quanto católico, como a religião hegemônica entre eles. O trabalho pretende mostrar como o ensino de filosofia, ao problematizar temas existenciais, como o desespero, discutindo seu conceito e seu papel à luz de outros referenciais, possibilita reflexões relevantes, tornando a sala de aula um espaço não apenas de discussões teóricas e distantes da realidade, mas de integração entre o saber filosófico e a realidade existencial dos alunos e suas famílias. A dificuldade em conciliar e efetivamente praticar os valores cristãos, absolutos e perenes, numa sociedade pós-moderna, em constante mudança de paradigmas morais, culturais e existenciais contribui para um perceptível desequilíbrio existencial desses jovens. Para tanto, a intervenção, além de apresentar aos alunos a filosofia de Kierkegaard, também promoverá oportunidade para que eles relacionem o pensamento do filósofo dinamarquês com suas convicções, revelando, assim, as ideias e os sentimentos reprimidos dos envolvidos, a fim de entender como eles se sentem em relação aos dilemas vivenciados em sua tentativa de alcançarem as altas expectativas do cristianismo. Por fim, será proposta a criação de um espaço frequente de fala e compartilhamento de experiências, voltado para todos os atores do espaço escolar. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desespero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cristianismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | O DESALENTO DE ALUNOS CRISTÃOS NUMA SOCIEDADE PÓS-MODERNA: A superação do desespero como possibilidade de construção de uma existência singular. Uma análise à luz do pensamento de Søren Kierkegaard na obra “O Desespero Humano” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
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UFPE-LuizRenato-Turma-2017-2019.pdf | 729,89 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704350/1/UFPE-LuizRenato-Turma-2017-2019.pdfDownload |
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