A PEDAGOGIA DO CONCEITO, COMO POLÍTICA EMANCIPATÓRIA DO TÉCNICO TRABALHADOR, NO ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Montes Clarospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBURGOS, MARIÚCHA ROSA DE JESUS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-13T13:24:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-13T13:24:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702057-
Resumo: dc.description.abstractEsta é uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO - UFPR/Unimontes, no período de 2018 a 2021. O objeto de estudo A aplicação da pedagogia do conceito no ensino de Filosofia da Educação Profissional tem relação com a área de Ensino de Filosofia, porque intenta intervir no ensino de Filosofia da Educação Profissional, com uma prática pedagógica diferenciada das tendências que vigoraram nesta modalidade de ensino. Situar a pedagogia do conceito, no âmbito da Educação Profissional, representa a adoção de uma prática contra-hegemônica e por isso, capaz de oferecer uma intervenção na formação técnica do trabalhador. Pois, uma pedagogia contra-hegemônica desempenha um papel social diferenciado das pedagogias tradicionais e conservadoras, porque contribui para uma formação intelectual emancipatória, em oposição à formação, unicamente, instrumental. Nesse sentido, a pesquisa traz como objetivo geral: Analisar as contribuições da pedagogia do conceito, no ensino de Filosofia, para a formação de técnicos da Educação Profissional, emancipados intelectualmente. Para tanto, objetiva planejar uma Proposta de Intervenção Pedagógica no ensino de Filosofia. Por isso, a natureza da pesquisa do projeto que norteia esta dissertação, é a aplicada. A pesquisa bibliográfica apoiou-se, principalmente, em Manfredi (2016); Machado (1989) e Ramos (2011). E para a proposta de intervenção, os estudos ancoraram-se em Gallo (2006; 2008; 2012) e Deleuze; Guattari (2010).pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProposta de intervençãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia do conceitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Título: dc.titleA PEDAGOGIA DO CONCEITO, COMO POLÍTICA EMANCIPATÓRIA DO TÉCNICO TRABALHADOR, NO ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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