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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Montes Claros | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BURGOS, MARIÚCHA ROSA DE JESUS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-13T13:24:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-13T13:24:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702057 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta é uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO - UFPR/Unimontes, no período de 2018 a 2021. O objeto de estudo A aplicação da pedagogia do conceito no ensino de Filosofia da Educação Profissional tem relação com a área de Ensino de Filosofia, porque intenta intervir no ensino de Filosofia da Educação Profissional, com uma prática pedagógica diferenciada das tendências que vigoraram nesta modalidade de ensino. Situar a pedagogia do conceito, no âmbito da Educação Profissional, representa a adoção de uma prática contra-hegemônica e por isso, capaz de oferecer uma intervenção na formação técnica do trabalhador. Pois, uma pedagogia contra-hegemônica desempenha um papel social diferenciado das pedagogias tradicionais e conservadoras, porque contribui para uma formação intelectual emancipatória, em oposição à formação, unicamente, instrumental. Nesse sentido, a pesquisa traz como objetivo geral: Analisar as contribuições da pedagogia do conceito, no ensino de Filosofia, para a formação de técnicos da Educação Profissional, emancipados intelectualmente. Para tanto, objetiva planejar uma Proposta de Intervenção Pedagógica no ensino de Filosofia. Por isso, a natureza da pesquisa do projeto que norteia esta dissertação, é a aplicada. A pesquisa bibliográfica apoiou-se, principalmente, em Manfredi (2016); Machado (1989) e Ramos (2011). E para a proposta de intervenção, os estudos ancoraram-se em Gallo (2006; 2008; 2012) e Deleuze; Guattari (2010). | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Proposta de intervenção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia do conceito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
Título: dc.title | A PEDAGOGIA DO CONCEITO, COMO POLÍTICA EMANCIPATÓRIA DO TÉCNICO TRABALHADOR, NO ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UNIMONTES-MariuchaBurgos-Turma-2019-2021.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/702057/1/UNIMONTES-MariuchaBurgos-Turma-2019-2021.pdfDownload |
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