O INTERACIONISMO SIMBÓLICO E EDUCAÇÃO LIBERTADORA: UM DIÁLOGO ENTRE MEAD E PAULO FREIRE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMACEDO, ANTONIO ADAILTON DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-12T17:48:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-12T17:48:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701985-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho dissertativo com o título: "O Interacionismo Simbólico e Educação Libertadora: um diálogo entre Mead e Paulo Freire”, pleiteia fazer um estudo sobre o interacionismo simbólico e a gnosiologia, um diálogo entre Mead e Paulo Freire e os professores da Escola José Rufino, em Angicos/RN. O Educador Paulo Freire foi considerado como patrono da Educação brasileira, pela então Lei 12.612 de 13 de abril de 2012, sancionada no governo da presidenta Dilma Rousseff, que o torna referência simbólica e pedagógica da Educação. Sendo que, esse título de homenagem ao educador pernambucano está sendo questionado, na tentativa de gerar um esquecimento das suas obras e da sua pedagogia. Contudo, questiona-se: Quais os interesses em desconstruir a memória social, pessoal e educacional da pedagogia de Paulo Freire? Quais as bases filosóficas do seu pensamento que caracterizam temores epistemológicos, filosóficospedagógicos e ou políticos? Com isso, analisamos os pontos e contrapontos da pedagogia freireana para reconstruir sua memória pessoal, social e as contribuições para o ensino de filosofia. As bases teórico-metodológicas do trabalho dissertativo foram o interacionismo simbólico da filosofia meadiana e a pedagogia de Paulo Reglus Neves Freire, com a utilização da memória também como recurso epistêmico, numa dialogia interacionista. Nesse sentido, as memórias experienciais, epistemológicas-filosóficas que influenciaram o pensamento de Paulo Freire foram observadas para a análise da sua filosofia, das bases do conhecimento freiriano, para entender os conceitos filosóficos de opressor/oprimido, liberdade, conscientização e responsabilidade na medida em que o autor relata sobre a educação crítica e libertadora. Assim, esse estudo da filosofia meadiana, freiriana, articulado à dialogia do interacionismo simbólico e à pedagogia de Paulo Freire; como era conhecido pela memória social; está passando por uma crise identitária. Para melhor entendimento da complexidade do exercício filosófico da problemática supracitada, da desqualificação contemporânea de Paulo Freire; da negação de sua memória experiencial, de sua história e a tentativa de seu esquecimento, como diz Paul Ricoeur, precisam ser averiguadas numa dialogia em tempos difíceis do conhecimento A filosofia e dialogia de Paulo Freire - George Herbert Mead em tempos de descrédito gnosiológico. Existiu a preparação de uma proposta de intervenção e ou ação educativa- filosófica, a qual não foi possível pôr em prática na sua totalidade, em função do atual contexto vivenciado no mundo todo, da pandemia do COVID 19. Tal dificuldade nos impediu nos achados da pesquisa que, mesmo sem realizar todas as ações da ação educativa-filosófica, percebemos que a abordagem de Paulo Freire é atrativa porque se vale do cotidiano de alunos e professores nas interações em sala de aula; uma ferramenta mediadora que pode proporcionar e possibilitar aos sujeitos desenvolver conteúdos filosóficos de libertação, colaborando para a reflexividade da opressão, do oprimido; para a compreensão dos conceitos filosóficos realizados na formação de professores em Angicos de forma virtual, facilitando o processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento reflexivo libertador.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia de Paulo Freirept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemória Experiencialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMeadpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteracionismo Simbólico de GHpt_BR
Título: dc.titleO INTERACIONISMO SIMBÓLICO E EDUCAÇÃO LIBERTADORA: UM DIÁLOGO ENTRE MEAD E PAULO FREIREpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo