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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Melo, Jussandro Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-19T13:05:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-19T13:05:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jussandro Ferreira de Melo - Dissertação - ProfHistória UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701420 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar as relações existentes entre o ensino de História e a Educação Patrimonial através de aulas de campo realizadas com estudantes do Ensino Médio, na Fronteira Oeste de Mato Grosso. Com o intuito de construir um roteiro histórico-cultural de visitação, no percurso de Cuiabá a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, este trabalho desenvolve um estudo sobre a história de Mato Grosso, no período colonial, a partir da segunda metade século XVIII, destacando os principais lugares de memória dessa região mato-grossense, tombados pelo patrimonio histórico estadual e federal. Para isso foram eleitos três lugares de visitação, como pontos privilegiados de memória, que, por si só contam boa parte da história colonial de Mato Grosso: A Fazenda Jacobina, fundada em 1769, o Marco do Jaurú, localizado na cidade de Cáceres, antiga Vila Maria do Paraguai, fundada em 1778, culminando com a antiga capital de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade, fundada em 1752. Esses lugares conservam traços de um período de disputa de dominios coloniais entre portugueses e espanhóis na fronteira oeste de Mato Grosso. Tomando por base o diálogo com a historiografia de Mato Grosso, referência no estudo regional, bem como uma diversicada bibliografia sobre a educação patrimonial e a utilização de aulas de campo em ensino de História, buscamos criar um vínculo entre o conhecimento da história local, o trabalho realizado em sala de aula e as visitas aos lugares considerados fontes de pesquisa histórica deste estado. Criamos para isso um roteiro, que será transformado em produto final para servir de orientação para professores do ensino básico. Essa análise pretendida se concretiza através de experiências adquiridas ao longo de várias visitas com alunos aos lugares estudados na presente pesquisa. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História Regional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aula de Campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Título: dc.title | Da Fazenda Jacobina a Vila Bela da Santíssima Trindade: Um Roteiro Histórico-Cultural para a realização de “Aula de Campo” na Fronteira Oeste de Mato Grosso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Jussandro Ferreira de Melo - Dissertação - ProfHistória UFMT.pdf | 4,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701420/2/Jussandro Ferreira de Melo - Dissertação - ProfHistória UFMT.pdfDownload |
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