A EXPERIÊNCIA SOCIALISTA SOVIÉTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA MARIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Maria - UFSMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartins Costa, Narendranath-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-07T20:11:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-07T20:11:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-13-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Narendranath Martins Costapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699765-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa tem como tema central a história da experiência soviética nos livros didáticos do PNLD. A mesma investiga se a forma como os autores apresentam a história soviética atendem aos PCNs e se podem atender a atual BNCC. No primeiro capítulo, abordamos a pesquisa sobre o livro didático de história no Brasil, tentando encontrar o estado da arte. No segundo capítulo abordamos um pouco da história da URSS e seu legado para a humanidade. No terceiro capítulo, expomos um diagnóstico nas escolas analisadas, através de questionários aplicados e tecemos considerações, levando em conta, as hipóteses levantadas, para esta pesquisa. No quarto capítulo partimos para a análise de alguns livros didáticos já utilizados em escolas estaduais de ensino médio que trabalhamos. Também levantamos uma crítica ao conceito geral de totalitarismo, bem como questionamos com o uso de historiografia, que utilizou de fontes primárias soviéticas, o suposto totalitarismo nas décadas de 1921-1930 e 1931-1940 na URSS. No quinto capítulo, procuramos estabelecer um pouco da história da BNCC, fazendo exposição desta e comparando a mesma com outros institutos jurídicos, ligados ao conteúdo de história para o ensino médio, tendo como foco o ensino sobre a experiência socialista soviética. No sexto capítulo expomos o enfoque teórico metodológico dos livros didáticos analisados e criticamos estes a luz da BNCC. Este estudo concluiu que os livros didáticos de história, analisados, não atendiam aos PCNs e nem tão pouco podem atender a BNCC. Os livros didáticos continuam a reproduzir estereótipos e clichês sobre a URSS e pior, não parecem dar conta das competências e habilidades exigidas pelas legislações já citadas, principalmente sobre o período de Stalin. Os estudantes seguem reproduzindo representações muito mais embasadas em fontes externas ao ambiente escolar e ao próprio senso comum, em temas como socialismo e história da experiência socialista soviética. A partir desta pesquisa elaboramos uma apostila que coloca lado a lado, com fragmentos das narrativas dos autores analisados, outras fontes e ainda estabelecemos a nossa narrativa, para os mesmos acontecimentos, que aparece como síntese produzida pelo cotejamento entre os fragmentos dos discursos dos autores e discursos que refutam, ou ainda, que levantam dúvidas sobre as afirmações dos autores a respeito da história da URSS.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,44 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subject. Totalitarismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectURSSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Brasileirapt_BR
Título: dc.titleA EXPERIÊNCIA SOCIALISTA SOVIÉTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA MARIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineElaboração de Defesa de Mestrado/Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


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