Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins Costa, Narendranath | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-07T20:11:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-07T20:11:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Narendranath Martins Costa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699765 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa tem como tema central a história da experiência soviética nos livros didáticos do PNLD. A mesma investiga se a forma como os autores apresentam a história soviética atendem aos PCNs e se podem atender a atual BNCC. No primeiro capítulo, abordamos a pesquisa sobre o livro didático de história no Brasil, tentando encontrar o estado da arte. No segundo capítulo abordamos um pouco da história da URSS e seu legado para a humanidade. No terceiro capítulo, expomos um diagnóstico nas escolas analisadas, através de questionários aplicados e tecemos considerações, levando em conta, as hipóteses levantadas, para esta pesquisa. No quarto capítulo partimos para a análise de alguns livros didáticos já utilizados em escolas estaduais de ensino médio que trabalhamos. Também levantamos uma crítica ao conceito geral de totalitarismo, bem como questionamos com o uso de historiografia, que utilizou de fontes primárias soviéticas, o suposto totalitarismo nas décadas de 1921-1930 e 1931-1940 na URSS. No quinto capítulo, procuramos estabelecer um pouco da história da BNCC, fazendo exposição desta e comparando a mesma com outros institutos jurídicos, ligados ao conteúdo de história para o ensino médio, tendo como foco o ensino sobre a experiência socialista soviética. No sexto capítulo expomos o enfoque teórico metodológico dos livros didáticos analisados e criticamos estes a luz da BNCC. Este estudo concluiu que os livros didáticos de história, analisados, não atendiam aos PCNs e nem tão pouco podem atender a BNCC. Os livros didáticos continuam a reproduzir estereótipos e clichês sobre a URSS e pior, não parecem dar conta das competências e habilidades exigidas pelas legislações já citadas, principalmente sobre o período de Stalin. Os estudantes seguem reproduzindo representações muito mais embasadas em fontes externas ao ambiente escolar e ao próprio senso comum, em temas como socialismo e história da experiência socialista soviética. A partir desta pesquisa elaboramos uma apostila que coloca lado a lado, com fragmentos das narrativas dos autores analisados, outras fontes e ainda estabelecemos a nossa narrativa, para os mesmos acontecimentos, que aparece como síntese produzida pelo cotejamento entre os fragmentos dos discursos dos autores e discursos que refutam, ou ainda, que levantam dúvidas sobre as afirmações dos autores a respeito da história da URSS. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,44 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | . Totalitarismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | URSS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Brasileira | pt_BR |
Título: dc.title | A EXPERIÊNCIA SOCIALISTA SOVIÉTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA MARIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Elaboração de Defesa de Mestrado/Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Narendranath Martins Costa.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699765/2/Dissertação Narendranath Martins Costa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons