HISTÓRIA DE ROQUE GONZALES-RS: UMA PROPOSTA DIDÁTICOPEDAGÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Maria - UFSMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSeling Vorpagel, Rosangela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-07T19:02:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-07T19:02:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-27-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Rosangela Seling Vorpagelpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699760-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação apresenta as referências teórico-metodológicas para a elaboração de um livro de apoio didático para estudantes do Quarto Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Roque Gonzales/RS. Este material propõe reflexões sobre o ensino da história deste município, trazendo uma proposta didático-pedagógica, com destaque para o período jesuítico-guarani. Pois a história do município está relacionada ao encontro entre povos indígenas da região com os padres jesuítas, resultando em conflitos de poder e de interesse, ocorridos no século XVII. Além disso, destaca-se a Lei 11.465/08, que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, trazendo o tema para discussões mais aprofundadas nas escolas, com o objetivo de dar maior visibilidade a esses povos enquanto atores sociopolíticos. Entretanto ainda há muitos estereótipos e generalizações na forma de abordar a temática indígena em sala de aula. Portanto, a partir da Nova História Indígena e do conceito de Consciência Histórica se propõe uma reflexão com novas perspectivas ao ensino da história indígena na educação básica, dando voz a esses povos silenciados por tanto tempo. A partir de entrevistas com docentes da rede municipal de ensino de Roque Gonzales/RS, elaborou-se, através de pesquisas bibliográficas, o livro de apoio didático sobre a história do município, tendo em vista a necessidade de complementar o projeto “Conheça o Município” já desenvolvido para estudantes do quarto ano do ensino fundamental. Esse material apresenta a história jesuítica-guarani do município com destaque para a perspectiva indígena, enfatizando esses povos como sujeitos históricos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,82 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial de apoio didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Históricapt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA DE ROQUE GONZALES-RS: UMA PROPOSTA DIDÁTICOPEDAGÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineElaboração de Defesa de Mestrado/Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons