Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Seling Vorpagel, Rosangela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-07T19:02:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-07T19:02:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Rosangela Seling Vorpagel | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699760 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação apresenta as referências teórico-metodológicas para a elaboração de um livro de apoio didático para estudantes do Quarto Ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Roque Gonzales/RS. Este material propõe reflexões sobre o ensino da história deste município, trazendo uma proposta didático-pedagógica, com destaque para o período jesuítico-guarani. Pois a história do município está relacionada ao encontro entre povos indígenas da região com os padres jesuítas, resultando em conflitos de poder e de interesse, ocorridos no século XVII. Além disso, destaca-se a Lei 11.465/08, que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, trazendo o tema para discussões mais aprofundadas nas escolas, com o objetivo de dar maior visibilidade a esses povos enquanto atores sociopolíticos. Entretanto ainda há muitos estereótipos e generalizações na forma de abordar a temática indígena em sala de aula. Portanto, a partir da Nova História Indígena e do conceito de Consciência Histórica se propõe uma reflexão com novas perspectivas ao ensino da história indígena na educação básica, dando voz a esses povos silenciados por tanto tempo. A partir de entrevistas com docentes da rede municipal de ensino de Roque Gonzales/RS, elaborou-se, através de pesquisas bibliográficas, o livro de apoio didático sobre a história do município, tendo em vista a necessidade de complementar o projeto “Conheça o Município” já desenvolvido para estudantes do quarto ano do ensino fundamental. Esse material apresenta a história jesuítica-guarani do município com destaque para a perspectiva indígena, enfatizando esses povos como sujeitos históricos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,82 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material de apoio didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência Histórica | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIA DE ROQUE GONZALES-RS: UMA PROPOSTA DIDÁTICOPEDAGÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Elaboração de Defesa de Mestrado/Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Rosangela Seling Vorpagel.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699760/2/Dissertação Rosangela Seling Vorpagel.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons