A BNCC e os dilemas da diversidade no Brasil contemporâneo: reflexão docente na construção de uma aprendizagem antirracista no ensino de História

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVarrella, Nayara Bianca Serra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-04T14:49:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-04T14:49:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherNayara Senra Bianca Varella - Dissertação - ProfHistória - UFMTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699644-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como temática principal a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), currículo e o contexto de uma educação antirracista para o ensino de História. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar o documento da Base com ênfase em sua primeira versão voltada para o ensino fundamental – anos finais, e promover situações de aprendizagem antirracista para o ensino de História. Tendo como pressuposto que a BNCC é um documento oficial que está alinhada a um projeto político, apresentando uma intencionalidade e um lugar social de produção, a metodologia para essa temática perpassa por análises das legislações em vigor e discursos disponibilizados nas mídias, e artigos especializados em que ressaltam as relações de poder inerentes em sua construção, identificando grupos atuantes, e as potencialidades de avanços ao estabelecer em sua primeira versão, uma política educativa que beneficia as competências básicas para a contemporaneidade. Neste âmbito, a motivação pela temática antirracista, ao se tratar de um problema real, difícil e urgente, que afeta o nosso cotidiano, visa abarcar o protagonismo do estudante dialogando com suas experiências e os seus lugares de fala, ampliando e articulando com a realidade social do estudante, tornando a aprendizagem mais significativa e acessível, rompendo dessa maneira, com uma “história tradicional”. Assim, ao trabalhar com conceitos relacionados ao contexto do mundo no século XIX: racismo, abordado através da utilização do especial Falas Negras, o protagonismo negro pela ótica da luta e resistência ao combate do racismo e as desigualdades, problematizando questões para debates e reflexões, e produção de vídeo em sala, a sugestão aqui apresentada perpassa por ações direcionadas a uma educação antirracista na prática, ao propor situações de se educar para o fortalecimento positivo da diversidade racial, desenvolvendo meios que promovam a construção do autoconceito dos estudantes pertencentes as minorias discriminadas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAntirracismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titleA BNCC e os dilemas da diversidade no Brasil contemporâneo: reflexão docente na construção de uma aprendizagem antirracista no ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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