Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Varrella, Nayara Bianca Serra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-04T14:49:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-04T14:49:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Nayara Senra Bianca Varella - Dissertação - ProfHistória - UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699644 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como temática principal a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), currículo e o contexto de uma educação antirracista para o ensino de História. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar o documento da Base com ênfase em sua primeira versão voltada para o ensino fundamental – anos finais, e promover situações de aprendizagem antirracista para o ensino de História. Tendo como pressuposto que a BNCC é um documento oficial que está alinhada a um projeto político, apresentando uma intencionalidade e um lugar social de produção, a metodologia para essa temática perpassa por análises das legislações em vigor e discursos disponibilizados nas mídias, e artigos especializados em que ressaltam as relações de poder inerentes em sua construção, identificando grupos atuantes, e as potencialidades de avanços ao estabelecer em sua primeira versão, uma política educativa que beneficia as competências básicas para a contemporaneidade. Neste âmbito, a motivação pela temática antirracista, ao se tratar de um problema real, difícil e urgente, que afeta o nosso cotidiano, visa abarcar o protagonismo do estudante dialogando com suas experiências e os seus lugares de fala, ampliando e articulando com a realidade social do estudante, tornando a aprendizagem mais significativa e acessível, rompendo dessa maneira, com uma “história tradicional”. Assim, ao trabalhar com conceitos relacionados ao contexto do mundo no século XIX: racismo, abordado através da utilização do especial Falas Negras, o protagonismo negro pela ótica da luta e resistência ao combate do racismo e as desigualdades, problematizando questões para debates e reflexões, e produção de vídeo em sala, a sugestão aqui apresentada perpassa por ações direcionadas a uma educação antirracista na prática, ao propor situações de se educar para o fortalecimento positivo da diversidade racial, desenvolvendo meios que promovam a construção do autoconceito dos estudantes pertencentes as minorias discriminadas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | A BNCC e os dilemas da diversidade no Brasil contemporâneo: reflexão docente na construção de uma aprendizagem antirracista no ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons