Controle da vibração de transporte vertical considerando a aplicação de amortecedores magneto-reológicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTusset, Angelo Marcelo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1204232509410955-
Autor(es): dc.contributorBalthazar, José Manoel-
Autor(es): dc.contributorSantos, Max Mauro Dias-
Autor(es): dc.contributorJanzen, Frederic Conrad-
Autor(es): dc.contributorTusset, Angelo Marcelo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Leandro Camargo Claro dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:24:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:24:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2416-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674477-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to present a study of a vertical transportation of high performance system, as vibration levels with its displacement at higher speeds are uncomfortable to passengers. To the reduction of these vibrations, it is proposed the using of magnetorheological dampers (MR) controlled by the electric current applied to the coil of the damper, with the objective of reducing acceleration or horizontal displacement of the elevator. They were proposed two control logic to the control of damper’s electric current: a control considering Fuzzy logic aiming to reduce the horizontal displacement, and an Optimum Linear Quadratic Regulator control (LQR) in order to reduce the acceleration level of elevator vibration and its horizontal displacement. Both strategies determine the electric current to be applied in the damper coil. Numerical results presented in the work showed the controls were efficient to reduce the horizontal displacement, however only LQR control was efficient in reduce the acceleration levels.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por finalidade apresentar um estudo do sistema de transporte vertical de alto desempenho, já que os níveis de vibrações com o deslocamento em altas velocidades são desconfortáveis aos passageiros. Para a redução destas vibrações é proposto a utilização de amortecedores Magneto-Reológico (MR), controlado pela corrente elétrica aplicada na bobina do amortecedor, com o objetivo de reduzir a aceleração ou o deslocamento horizontal do elevador. Para o controle da corrente elétrica do amortecedor, foram propostas duas estratégias de controle: um controle considerando lógica Fuzzy, com o objetivo de reduzir o deslocamento horizontal, e um controle Ótimo com Regulador Linear Quadrático (LQR), com o objetivo de reduzir o nível de aceleração da vibração do elevador e o seu deslocamento horizontal. Ambas as estratégias determinam a corrente elétrica a ser aplicada na bobina do amortecedor. Resultados numéricos apresentados no trabalho demonstram que os controles foram eficientes em reduzir o deslocamento horizontal, mas apenas o controle LQR foi eficiente na redução dos níveis de aceleração.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectElevadores-
Palavras-chave: dc.subjectVibração-
Palavras-chave: dc.subjectLógica difusa-
Palavras-chave: dc.subjectElevators-
Palavras-chave: dc.subjectVibration-
Palavras-chave: dc.subjectFuzzy logic-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Elétrica-
Título: dc.titleControle da vibração de transporte vertical considerando a aplicação de amortecedores magneto-reológicos-
Título: dc.titleVibration control of vertical transportation considering the application of magnetorheological dampers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.