Análise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do Rio Iraí

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKaick, Tamara Simone Van-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3098889665319889-
Autor(es): dc.contributorKaick, Tamara Simone Van-
Autor(es): dc.contributorCarlos Eduardo Fortes, Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCarlos Eduardo Pillegi, Souza-
Autor(es): dc.creatorLara, Pricila de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:24:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:24:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2046-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/674261-
Descrição: dc.descriptionThis research investigated the possibility of using a cross-cutting theme: Environmental Protection Area Iraí River (APA), as support for the implementation of environmental education (EE) in the State School André Andreatta, located in the city of Quatro Barras, which it is included in the APA. In order to investigate the perception of teachers on interdisciplinary and E.A., a questionnaire with open and closed questions was applied, the analysis of the Pedagogical Political Project was held (PPP) and the Pedagogical Course (PPC) and observing the school environment. After analyzing the data collected, it can be inferred that there is a big gap between what teachers say and what happens in practice. Teachers seek to address the E.A. and interdisciplinarity in their classes, but their knowledge on the subject is still shallow, requiring training to carry out an effective work E.A. in school. It is noteworthy that there is interest on the part of teachers in improving their knowledge of E.A. to use it properly and consistently. At the end of the research was developed a product / material that offers teachers theoretical and methodological support for the inclusion of E.A. at school. This material was prepared from teaching moments proposed by the authors Demetrius Delizoicov and José André Angotti (2009), based on the APA generator theme Rio Irai.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa investigou a possibilidade de utilização de um tema transversal: a Área de Proteção Ambiental do Rio Iraí (APA), como subsídio para a inserção da Educação Ambiental “EA” na Escola Estadual André Andreatta, situada no município de Quatro Barras, o qual está inserido na APA. A fim de investigar a percepção dos professores sobre interdisciplinaridade e EA, foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, foi realizada a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e da Proposta Pedagógica Curricular (PPC) e observação do ambiente escolar. Após a análise dos dados coletados, pode-se inferir que existe um descompasso entre o que os docentes afirmam e o que acontece na prática. Os docentes procuram abordar a EA e a interdisciplinaridade em suas aulas, porém o conhecimento destes sobre o assunto ainda é superficial, necessitando de capacitação para a realização de um trabalho efetivo de EA na escola. Destaca-se que existe interesse por parte dos docentes em aprimorar seus conhecimentos sobre EA para utiliza-la de forma adequada e coerente. Ao final da pesquisa foi elaborado um produto/material que oferece aos professores subsídios teóricos e metodológicos para a inserção da EA no ambiente escolar. Este material foi elaborado tendo como base os momentos pedagógicos e o tema gerador APA do Rio Irai.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectIraí, Rio (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectProteção ambiental - Quatro Barras (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectProteção ambiental - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Quatro Barras (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de projeto no ensino-
Palavras-chave: dc.subjectReservatórios - Paraná (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectIraí, Rio (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental protection - Quatro Barras (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental protection - Paraná (Brazil)-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education - Quatro Barras (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectProject method in teaching-
Palavras-chave: dc.subjectReservoirs - Paraná (Brazil)-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleAnálise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do Rio Iraí-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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