Identidade visual aplicada à sustentabilidade urbana: campanha de conscientização do uso de sacolas plásticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBelini, Ugo Leandro-
Autor(es): dc.contributorLiu, Eunice-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Roamelia Parizotto-
Autor(es): dc.contributorBelini, Ugo Leandro-
Autor(es): dc.contributorLucca, André de Souza-
Autor(es): dc.creatorSilva, Alisson Stasiak da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:23:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:23:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13786-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673982-
Descrição: dc.descriptionThis work presents the development of a Visual Identity System for an awareness campaign of using plastic bags in supermarkets, in order to create awareness in its use facing environmental problems, use of nonrenewable resources and improper disposal of bags. For this, starting from the methodology presented by Peón (2003) for the development of Visual Identities, we sought to better understand the target audience through a direct research with clients in 3 different supermarkets in Curitiba-PR so that, through Design strategies and ecodesign principles, graphic alternatives could be developed for the awareness campaign in three phases: (I) informing, (II) raising awareness and (III) providing alternatives to the use of plastic bags. The main results are the development of elements such as reports, tags, plates, clothes, displays, green checkout and returnable bags, with attractive visual to the target public and for disposal in internal locations in supermarkets, satisfying precepts of the current theme focused on urban sustainability.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta o processo de desenvolvimento do Sistema de Identidade Visual de uma campanha de conscientização do uso de sacolas plásticas em supermercados, com o objetivo de criar consciência em sua utilização face problemas ambientais, uso de recursos não renováveis e de deposição incorreta das sacolas. Para isso, partindo da metodologia apresentada por Peón (2003) para o desenvolvimento de Identidades Visuais, buscou-se entender melhor o público alvo através de uma pesquisa direta com clientes em 3 diferentes supermercados de Curitiba-PR para que, através de estratégias de Design e princípios de Ecodesign, pudessem ser desenvolvidas alternativas gráficas para a campanha de conscientização em 3 fases: (I) informar, (II) conscientizar e (III) fornecer alternativas ao uso das sacolas plásticas. Como principais resultados, indica-se o desenvolvimento de elementos como informes, tags, placas, vestuários, displays, caixas verdes e sacolas retornáveis, com atrativa visualidade ao público alvo e para disposição em locais internos à supermercados, satisfazendo preceitos de atual temática voltada à sustentabilidade urbana.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Design Gráfico-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho (Projetos)-
Palavras-chave: dc.subjectPlásticos nas embalagens-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade (Psicologia) e comunicação de massa-
Palavras-chave: dc.subjectConscientização - Campanhas-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade e meio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho industrial-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectPlastics in packaging-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity (Psychology) and mass media-
Palavras-chave: dc.subjectAwareness - Campaigns-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability and environment-
Palavras-chave: dc.subjectDesign, Industrial-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL-
Título: dc.titleIdentidade visual aplicada à sustentabilidade urbana: campanha de conscientização do uso de sacolas plásticas-
Título: dc.titleVisual identity applied to urban sustainability: awareness campaign for the use of plastic bags-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.