Monteiro Lobato entre preconceitos e contribuições: a utilização do autor na educação básica contemporânea

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMatsuda, Alice Atsuko-
Autor(es): dc.contributorMatsuda, Alice Atsuko-
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo-
Autor(es): dc.creatorCamargo, Samuel de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:22:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:22:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25203-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673886-
Descrição: dc.descriptionMonteiro Lobato é considerado pela academia o precursor da Literatura Infantojuvenil no Brasil, o marco da literatura como arte e não com a visão pedagogizante. No entanto, recentemente, foi alvo de polêmica por conter expressões racistas e uma visão eugenista. Portanto, a presente pesquisa pretende, como objetivo, analisar quais são os motivos da inadequação das obras de Monteiro Lobato na sala de aula, buscando não esgotar o tema da literatura infantojuvenil lobatiana, mas sim, analisar as contribuições do autor e as justificativas apresentadas ao Poder Judiciário para a censura e/ou exclusão do autor das salas de aulas e se elas se justificam ou, se em seus textos, o autor busca representar a ideologia social de seu tempo. Problematiza-se, portanto, qual a coerência do discurso para a censura ao autor? Para isso, baseia-se nas contribuições de Lajolo e Ceccantini (2009), Júnior; Nascimento e Eisenberg (2013) Alves Filho (2016), Romano (2010) e Rodrigues Junior (2007), entre outros estudiosos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectPreconceitos na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectLobato, Monteiro, 1882-1948-
Palavras-chave: dc.subjectRacism-
Palavras-chave: dc.subjectPrejudices in literature-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's literature-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleMonteiro Lobato entre preconceitos e contribuições: a utilização do autor na educação básica contemporânea-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.