Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Matsuda, Alice Atsuko | - |
Autor(es): dc.contributor | Matsuda, Alice Atsuko | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Samuel de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:22:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:22:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25203 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673886 | - |
Descrição: dc.description | Monteiro Lobato é considerado pela academia o precursor da Literatura Infantojuvenil no Brasil, o marco da literatura como arte e não com a visão pedagogizante. No entanto, recentemente, foi alvo de polêmica por conter expressões racistas e uma visão eugenista. Portanto, a presente pesquisa pretende, como objetivo, analisar quais são os motivos da inadequação das obras de Monteiro Lobato na sala de aula, buscando não esgotar o tema da literatura infantojuvenil lobatiana, mas sim, analisar as contribuições do autor e as justificativas apresentadas ao Poder Judiciário para a censura e/ou exclusão do autor das salas de aulas e se elas se justificam ou, se em seus textos, o autor busca representar a ideologia social de seu tempo. Problematiza-se, portanto, qual a coerência do discurso para a censura ao autor? Para isso, baseia-se nas contribuições de Lajolo e Ceccantini (2009), Júnior; Nascimento e Eisenberg (2013) Alves Filho (2016), Romano (2010) e Rodrigues Junior (2007), entre outros estudiosos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceitos na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lobato, Monteiro, 1882-1948 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prejudices in literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | Monteiro Lobato entre preconceitos e contribuições: a utilização do autor na educação básica contemporânea | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: