Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Rohling, Nívea | - |
Autor(es): dc.creator | Vilarin, Andrea Zanetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:22:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:22:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25147 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673709 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda os desafios da escola no que diz respeito aos aspectos relacionados à leitura e a compreensão de sentidos nas aulas de Língua Portuguesa a partir da Habilidade (EF69LP05) da BNCC (base nacional comum curricular), que prevê o desenvolvimento da leitura e a compreensão dos efeitos de sentidos em relação à leitura de textos multissemióticos. A pesquisa teve como base os estudos de Koch (2006), Koch e Elias (2008) e Marchuschi (2009) no que tange às concepções de leitura e seu processo de compreensão. Para compreender os aspectos sociocognitivos implicados na leitura, tomou-se como base os escritos de Kleiman (2004), Kleiman (2008) e Smith (2003). Já as práticas de leitura no espaço escolar foram abordadas a partir de autores como Geraldi (1997), Bunzen e Mendonça (2009) e Rodrigues e Cerutti-Rizzatti (2011). Para compreender os memes, Cani (2009), Castro (2017) e Dawnkins (2001) apontam sua origem e características. Cerqueira (2015), Horta (2009) e Macêdo (2018) abordam a importância da internet e das redes sociais na construção deste gênero virtual e por último tratando da proliferação dos memes, utilizamos os estudos de Calixto (2017), Blackmore (2008) e Recuero (2007). A partir desses estudos sobre leitura e considerando que a internet e as redes sociais fazem parte cada vez mais no cotidiano das pessoas, possibilitando o contato com diversos textos multissemióticos em circulação social, este estudo propõe uma Sequência Didática (SD) na área de Língua Portuguesa, baseado na habilidade sobre leitura proposta pela BNCC. A SD foi elaborada para uma turma de 6o ano do ensino fundamental (anos finais), partindo do gênero discursivo memes, a fim de trabalhar a construção de sentidos nos textos multissemióticos, em especial com os "memes”. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compreensão na leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textos - Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading comprehension | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texts - Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: