Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bittencourt, Paulo Rodrigo Stival | - |
Autor(es): dc.creator | Zignani, Francisco Ernesto Diogo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:22:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:22:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21917 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673706 | - |
Descrição: dc.description | This work had as thematic the analyze educational process, making a parallel of the role of teachers in the áreas of science with problems involving environmental issues in hight school, making a correlation between knowleedge of the reality of those involved in the framework of the Camilo Sahade state school in the city of Igaraçu Tietê, state of Sao Paulo, by means of a practical research - theoretical, with qualitative and quantitative analysis, where the object of study the day-to-school day, using of different investigative tools such as analysis of official documents, analysis of educational programs and activities practiced. Data obtained from these research instruments are interpreted in the light of theories and interrelated. The work aims to investigate the situation in the school and the implementation of environmental education, as well as give an overview of some of pessupostos as interdisciplinary and transversal and its implementation in practice of the school environment, also aiming to bring the project to the results achieved in all spheres community. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como temática analisar o processo educacional, fazendo um paralelo do papel dos professores das áreas de ciências com todas as problemáticas que envolvem as questões ambientais no ensino médio, fazendo uma correlação do conhecimento da realidade dos envolvidos no âmbito educacional da E.E. Camilo Sahade, do município de Igaraçu do Tietê, do estado de São Paulo, por meio de uma pesquisa prático-teórico, com análises qualitativas e quantitativas, tendo como objeto de pesquisa o dia-a-dia da escola, utilizando-se de diferentes instrumentos de investigação como análises de documentos oficiais, análises de programas de ensino e atividades práticas. Os dados obtidos a partir desses instrumentos de investigação são interpretados à luz das teorias e relacionados entre si. O trabalho visa investigar a situação na escola quanto à implantação da Educação Ambiental, bem como traçar um panorama sobre alguns dos pressupostos como a interdisciplinaridade e transversalidade e a sua implantação na prática do ambiente escolar, visando também levar os resultados adquiridos no projeto a todas as esferas da comunidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Educação ambiental no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: