O problema da incerteza na medida no ensino médio: uma proposta para o ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLaburú, Carlos Eduardo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7608531416003323-
Autor(es): dc.contributorFujii, Américo Tsuneo-
Autor(es): dc.contributorToginho Filho, Dari de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCamargo Filho, Paulo Sérgio de-
Autor(es): dc.creatorAlves, Marcio José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:22:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:22:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2447-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673553-
Descrição: dc.descriptionThis present study approach “the problem of uncertainty in the measure of the high school” and propose a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) about the matter. The objective of this pedagogical proposal is to introduce concept related to the uncertainties inherent to the measurement processes, knowledge considered essential for a better understanding of the quantitative experiments. Participants of this study were Physics students from the 1st year of high school at the Adélia Dionísia Barbosa State School, in Londrina, Paraná State. The main findings of this study are: (i) it is possible to introduce concepts related to the uncertainties inherent in the measurement process in basic education; (ii) the PMTU and the experimentation, based on scientific education research, which also includes physics teaching, can contribute to the meaningful learning of the physical concepts and to the motivation of students in high school physics classes.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo aborda “o problema da incerteza na medida no ensino médio” e propõe uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS) acerca do assunto. O objetivo desta proposta pedagógica é introduzir conceitos relativos às incertezas inerentes ao processo de medição, conhecimento visto como essencial para uma melhor compreensão dos experimentos quantitativos, e por consequência dos conceitos físicos. Participaram desse estudo alunos de Física do 1° ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Adélia Dionísia Barbosa, lotado no município de Londrina, no estado do Paraná. As principais constatações deste trabalho são: (i) é possível introduzir conceitos relativos às incertezas inerentes ao processo de medição, no ensino básico; (ii) as UEPS e a experimentação, alicerçadas por investigações da Educação Científica, que também abarcam o ensino de Física, podem contribuir para a aprendizagem significativa dos conceitos físicos e para a motivação dos alunos nas aulas de física do ensino médio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherMestrado Nacional Profissionalizante em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUEL-
Relação: dc.relationhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000210889-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMedição-
Palavras-chave: dc.subjectConceitos-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMensuration-
Palavras-chave: dc.subjectConcepts-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Título: dc.titleO problema da incerteza na medida no ensino médio: uma proposta para o ensino-
Título: dc.titleThe measurent uncertainty problem in high school: a proposal for teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.