Estudo comparativo entre diferentes controladores PID baseados em técnicas de predição aplicados a processos com atraso de transporte

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Autor(es): dc.contributorTorrico, César Rafael Claure-
Autor(es): dc.contributorTorrico, César Rafael Claure-
Autor(es): dc.contributorSousa, Kleiton de Morais-
Autor(es): dc.contributorTessaro, Heitor José-
Autor(es): dc.creatorValentini, João Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:21:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:21:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24849-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/673275-
Descrição: dc.descriptionThe dead-time is the time difference between the manifestation of the input signal and the output signal of the system, present in some industrial systems. Considering that PID controllers (Proportional, Integral and Derivative) are predominant in the industrial environment, the conventional PID controller was studied at a first moment, since, for small transport delays, the control systems can be controlled adjusting the derivative gain of the controller; in a second moment, we studied the PID controller with Smith Preditor (SP), which uses the mathematical model of the system plant to predict the delay and thus reduce its effect on the control loop. However, in the industry, many controllers already have a fixed gain structure of a conventional PID controller that can not be modified, so, in a third moment, were studied some PID controller tuning techniques based in prediction, among them, a) The PID Approximation from the Smith Preditor, which uses a control loop equivalent to the Smith Preditor to approach a conventional PID; b) The PID setting with Internal Model Controller (IMC), in which it connects the model that describes the process with the controller structure; c) The PID setting per pole allocation, similar to the IMC method, but allowing the poles to be looped in the system at desired locations; d) The PID adjustment with two degrees of freedom (2DOF), which consists in placing a filter in the reference of the control loop. The adjusted controllers were applied in a fluid level didactic workbench, the PID control with SP obtained the best results in closed loop, followed by controllers based on prediction techniques, followed by conventional PID controllers.-
Descrição: dc.descriptionO atraso de transporte é a diferença de tempo entre a manifestação do sinal de entrada e do sinal de saída do sistema, presente em alguns sistemas industriais. Tendo em vista que, os controladores do tipo PID (Proporcional, Integral e Derivativo) são predominantes no ambiente industrial, em um primeiro momento, foi estudado o controlador PID convencional, já que para pequenos atrasos de transporte os sistemas de controle podem ser controlados adequadamente, ajustando-se o ganho derivativo do controlador; em um segundo momento, foi estudado o controlador PID com Preditor de Smith (PS), que usa o modelo matemático da planta do sistema para prever o atraso e dessa forma reduzir o seu efeito na malha de controle. Entretanto, na indústria, muitos controladores já possuem uma estrutura fixa de ganhos de um controlador PID convencional que não podem ser modificadas, deste modo, em um terceiro momento, foram estudadas algumas técnicas de ajuste do controlador PID baseadas em predição, dentre elas, a) A Aproximação por PID a partir do Preditor de Smith, que utiliza uma malha de controle equivalente ao Preditor de Smith para se aproximar de um PID convencional; b) O ajuste de PID com Controlador de Modelo Interno (IMC do inglês, Internal Model Control) , na qual faz a ligação do modelo que descreve o processo com a estrutura do controlador; c) O ajuste PID por alocação de polos, semelhante ao método IMC, mas permitindo alocar os polos em malha fechada do sistema em lugares desejados; d) O Ajuste de PID com dois graus de liberdade (2DOFdo inglês, two-degree-of-freedom), que consiste em colocar um filtro na referência da malhade controle. Os controladores projetados foram aplicados em uma bancada didática de nível de fluídos, o controle PID com PS obteve os melhores resultados em malha fechada, seguido dos controladores baseados em técnicas de predição, seguido dos controladores PID convencionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Elétrica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Elétrica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectControladores elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectControladores PID-
Palavras-chave: dc.subjectControle preditivo-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de controle digital-
Palavras-chave: dc.subjectElectric controllers-
Palavras-chave: dc.subjectPID controllers-
Palavras-chave: dc.subjectPredictive control-
Palavras-chave: dc.subjectDigital control systems-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Título: dc.titleEstudo comparativo entre diferentes controladores PID baseados em técnicas de predição aplicados a processos com atraso de transporte-
Título: dc.titleTuning of PID controllers based on prediction techniques applied to processes with dead-time.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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