Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rigoni, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | Mazzei, Denis | - |
Autor(es): dc.contributor | Rigoni, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | Mariano, Carlos Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Marcos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:19:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:19:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18773 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672642 | - |
Descrição: dc.description | The competition between airline companies has been increasingly intense in the search for punctuality, availability and, of course, converting all of this into profits to generate value to shareholders. This work was developed in an airline and served as a scientific basis for discussion of improvement in the autopilot system of an aircraft fleet with the supplier and manufacturer of the equipment. It studies the reliability of the servomotor in order to prove with facts and data if the implemented improvement had a satisfactory result. The problem presented here and to be studied is how to use the best practices of Reliability Engineering to determine the estimated reliability of the new servomotor, with only right-hand data (non-failed units) available. The problem was solved using the Weibull distribution and Root Cause Analysis (RCA). The major motivation to focus on this specific problem was to contribute to the company by minimizing new non-scheduled downtime events, converging to improvements in operational KPIs. | - |
Descrição: dc.description | A competição entre as empresas de transporte aéreo tem sido cada vez mais acirrada na busca de pontualidade, disponibilidade e, obviamente, convertendo tudo isso em lucro para gerar valor aos acionistas. Este trabalho foi desenvolvido em uma empresa aérea, e serviu de base científica para discussão de melhorias no sistema de piloto automático de uma frota de aeronaves junto ao fornecedor e fabricante do equipamento. Ele estuda a confiabilidade do servomotor afim de comprovar com fatos e dados se a melhoria implementada teve resultado satisfatório. O problema aqui apresentado e a ser estudado é como usar das melhores práticas da Engenharia de Confiabilidade para se determinar qual a confiabilidade estimada do novo servomotor, tendo disponível somente dados censurados à direita (unidades não falhadas). O problema foi resolvido utilizando-se da distribuição Weibull e análise de causa raiz (RCA). A motivação maior para se dedicar a este problema específico foi contribuir com a empresa com a minimização de novos eventos de paradas não programadas, convergindo para melhoras nos indicadores operacionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Curso de Especialização em Engenharia da Confiabilidade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Confiabilidade (Engenharia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeronáutica comercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Piloto automático (Aviões) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Servomecanismos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reliability (Engineering) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeronautics, Commercial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automatic pilot (Airplanes) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Servomechanisms | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | Repondo a confiabilidade do sistema de piloto automático de aeronaves: confiabilidade do servomotor após as melhorias implantadas pelo fabricante | - |
Título: dc.title | Restoring the reliability of the auto pilot aircraft system: servomotor reliability after improvements implemented by the manufacturer | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: