A importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFloripi, Simone Azevedo-
Autor(es): dc.contributorGomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorFloripi, Simone Azevedo-
Autor(es): dc.contributorPrim, Cristina de Souza-
Autor(es): dc.creatorAparecido, Silvane Iurk Lemos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25226-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672279-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa abordamos sobre a importância do trabalho do gênero textual na educação infantil, explorando a sua diversidade com crianças da faixa etária de cinco e seis anos. Buscando respaldo teórico nos seguintes autores: Marcushi(2007), Bakhtin(1979), Piaget(2004), Cavalcanti(1997) e Rojo(2015) dentre outros. Trata-se de um estudo sobre a história do gênero textual, em conjunto falamos um pouco sobre gênero discursivo. Buscando responder a seguinte questão: Porque não trabalhar com gênero textual com criança de cinco e seis anos? Neste sentido foi realizada uma pesquisa sobre como acontece o desenvolvimento da criança de cinco e seis anos, alfabetização e letramento e foram sugeridas algumas atividades para trabalhar com esta faixa etária específica. Mediante a pesquisa realizada percebemos que se trabalharmos com os gêneros textuais com as crianças já na educação infantil, estamos explorando a imaginação, compreensão, diferenciação e ampliando o conhecimento. O trabalho também aponta que alguns professores apresentam um pouco de dificuldade de trabalhar com os gêneros textuais, por não saber como utilizar o mesmo. Esse trabalho pretende se constituir como instrumento de reflexão, reavaliação e renovação das práticas educativas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTextos - Gênero-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectTexts - Gender-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectChildren - Education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleA importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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