O jogo didático no ensino de ciências: um estudo com crianças do 1º ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.creatorDias, Rogério Fernandez Mattos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22162-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672272-
Descrição: dc.descriptionThis work deals with the game applied to the teaching of science. A theoretical increasing discussion is held about the use of games in education with thoughts of Vygotsky, Piaget, Wallon, Kishimoto and others that address these contents with different approaches of child development. The study emphasizes the importance of recycling materials today, and how it can be part of the everyday school life of fun and meaningful way. It also presents the game application "Track recycling," working disposing of recyclable materials in their respective collectors. The application was done with students of 1st year of public school Salma E. Nassif, in the municipality of Leme in São Paulo. Thus, the developed proposal aimed to develop, make, evaluate and disseminate the game to assist in understanding and learning content related to teaching science. The results indicate a significant change on the theme addressed by checking that the game can become an important tool to consolidate and enhance the knowledge of students.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho trata do jogo aplicado ao ensino de Ciências. Uma discussão teórica foi realizada acerca da utilização dos jogos na educação com pensamentos de Vygotsky, Piaget, Wallon, Kishimoto entre outros que abordam estes conteúdos com diferentes enfoques do desenvolvimento da criança. O estudo enfatizou a importância da reciclagem de materiais nos dias atuais, e como esta pode fazer parte do cotidiano escolar de modo lúdico e significativo. Apresenta-se também a aplicação do jogo “Trilha da reciclagem”, que trabalha o descarte de materiais recicláveis em seus respectivos coletores. A aplicação foi realizada com alunos do 1° ano da escola municipal Salma E. Nassif, situada no município de Leme em São Paulo. Assim, a proposta desenvolvida teve por objetivo elaborar, confeccionar, avaliar e divulgar o jogo para auxiliar na compreensão e aprendizagem de conteúdos relacionados ao ensino de Ciências. Os resultados obtidos indicam uma significativa mudança sobre o tema abordado, verificando que o jogo pode ser tornar uma importante ferramenta para consolidar e aprimorar os conhecimentos dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectReaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectRecycling (Waste, etc.)-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO jogo didático no ensino de ciências: um estudo com crianças do 1º ano do ensino fundamental-
Título: dc.titleThe didactic play in science education: a study of children of the 1º grade of elementary school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.