Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Patuzzo, Genilson Valotto | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7038-7130 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8153656785826563 | - |
Autor(es): dc.contributor | Patuzzo, Genilson Valotto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8153656785826563 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Flávia Aparecida Reitz | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0432-9191 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2663975071704461 | - |
Autor(es): dc.contributor | Jesus, Marcos Junio Ferreira de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1546226857029733 | - |
Autor(es): dc.creator | Wentland, Keila Priscila Gutierrez | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:18:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:18:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23796 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672259 | - |
Descrição: dc.description | The hiring of civil servants in public institutions currently happens through publicexamination. Such an institute is now recognized as the most effective and efficientmeans of hiring in order to meet the constitutional principles of impersonality, morality,legality, among others. However, even with these considerations, the examination in the way we have today still brings some weaknesses to the institutions, at the time of hiring, due to the fact that managers do not have instruments that allow the use of new evaluation tools. Because of that, the objective of this work was to propose a new model ofhiring for UTFPR, bringing to the Brazilian public university, the instruments used by private institutions. For this purpose, a research was carried out on the websites of private higher education institutions in order to find out how these institutions hire, and, from then on, propose a new model for hiring professors and administrative technicians from UTPFR. There is no intention of carrying out a study aimed at eliminating the public civil examination, as it is possible to realize the importance of its use in public institutions has brought in moralization to the public service. The methodology used was documentary and bibliographic research, with the application of a questionnaire to UTFPR servants that work in the field of people management. By collecting the selection process notices on the websites of private higher education institutions, it was possible to know the most used steps in the hiring process of these institutions, and thus propose new steps to be used in the public service selection at UTPFR. The proposed steps were psychological evaluation, interview and curriculum analysis, in such a way that the admission of candidates into the public service is also evaluated from an organizational management perspective used by private institutions. It is conceived, therefore, that the examination process and the most isonomic selection method existing todayfor the selection of candidates for the public service, however, there are still shortcomings that need to be improved, and it is believed that the phases indicated are instruments that will contribute to bring the necessary efficiency to this process. | - |
Descrição: dc.description | A contratação de servidores nas instituições públicas acontece por meio de concurso público. Tal instituto hoje está consagrado como o meio mais eficaz e eficiente de contratação, de forma a atender aos princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade, legalidade, dentre outros. Mesmo com essas considerações, o concurso nos moldes do que se tem ainda traz algumas fragilidades para as instituições, no momento da contratação, devido a que os gestores não possuem instrumentos que possibilitem a utilização de novas ferramentas de avaliação. Devido a isso, objetivou-se com este trabalho propor um novo modelo de contratação para a UTFPR, trazendo para a universidade publica brasileira, os instrumentos utilizados pelas instituições privadas. Para tanto, foi realizada pesquisa nos sites das instituições de ensino superior privadas, a fim de conhecer como estas instituições contratam, e, a partir de então, propor um novo modelo de contratação de docentes e técnicos administrativos da UTPFR. Não se tem a pretensão de realizar um estudo que vise a eliminação do concurso publico, pois é possível perceber a importância que a utilização do concurso nas instituições públicas trouxe no quesito da moralização do serviço público. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e bibliográfica, com aplicação de questionário aos servidores da UTFPR que atuam na área de gestão de pessoas. Por meio da coleta dos editais de processos seletivos nos sites das instituições de ensino superior privadas, foi possível conhecer as etapas mais utilizadas no processo de contratação destas instituições, e assim propor novas etapas para serem utilizadas no concurso público da UTPFR. A nova proposta consiste nas etapas de avaliação psicológica, entrevista e análise curricular, de tal forma que a entrada dos candidatos no serviço publico seja avaliada também em por uma perspectiva da gestão organizacional utilizadas pelas instituições privadas. Concebe-se portanto, que o concurso é o meio de seleção mais isonômico existente na atualidade para a seleção de candidatos ao serviço público, porém ainda existem falhas que precisam ser sanadas, e acredita-se que as fases indicadas para serem utilizadas são instrumentos que contribuirão para trazer a eficiência necessária a este processo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Inovações Tecnológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço público - Concursos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Servidores públicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civil service - Examinations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public officers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Concurso público - proposição de um novo modelo de contratação para a UTFPR | - |
Título: dc.title | Public tender – proposal for a new contracting model for UTFPR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: