Elaboração de um sistema de controle de velocidade longitudinal utilizando controladores PID e métodos heurísticos de sintonia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOroski, Elder-
Autor(es): dc.contributorMello, Alexandre José Tuoto Silveira-
Autor(es): dc.contributorSouto, Rafael Fontes-
Autor(es): dc.contributorChiamenti, Ismael-
Autor(es): dc.contributorMello, Alexandre José Tuoto Silveira-
Autor(es): dc.creatorCampos, Igor de-
Autor(es): dc.creatorFaria, Rafael Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:18:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:18:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8231-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/672231-
Descrição: dc.descriptionIt has a main purpose of obtaining a closed loop speed control of an internal combustion engine scale car. The challenges are explained based on bibliography review and also by applying theory in a real system, including the construction of a test base. The speed is measured by a digital sensor connected to a microcontroller, which performs the necessary calculations and drives the actuator which controls the scale model speed. From Hammerstein-Wiener models, tests have provided a non-linear model for the system. This model is then validated and used as base for the PID tuning via software. The tuning is perform by the Genetic Algorithm. The PID controllers are tested in the scale model and their performances are compared against each other. Therefore, this project enwraps knowledge in system identification, control and tuning using heuristic methods, electronics and mechanics.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo obter o controle em malha fechada da velocidade de um automodelo com motor de combustão interna. Os desafios são explicados a partir de revisões bibliográficas e também da aplicação da teoria em um sistema real, incluindo a construção de uma estrutura de testes. A velocidade é medida com um sensor digital conectado a um microcontrolador, que realiza os cálculos necessários e comanda o atuador que controla a velocidade do automodelo. A partir dos modelos de Hammerstein-Wiener, testes determinam um modelo não-linear para o sistema. Estes modelos são validados e depois servem para a sintonia dos controladores PID por software. Esta sintonia é realizada pelo Algoritmo Genético. Os controladores PID são testados no automodelo e seus desempenhos são comparados. Assim, trabalho envolve conhecimentos em identificação de sistemas, controle e sintonia utilizando métodos heurísticos, eletrônica e mecânica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherGraduação em Especialização em Automação Industrial-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectControladores programáveis-
Palavras-chave: dc.subjectControladores PID-
Palavras-chave: dc.subjectMotores de combustão interna-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorítmos genéticos-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas não-lineares-
Palavras-chave: dc.subjectAutomação-
Palavras-chave: dc.subjectProgrammable controllers-
Palavras-chave: dc.subjectPID controllers-
Palavras-chave: dc.subjectInternal combustion engines-
Palavras-chave: dc.subjectGenetic algorithms-
Palavras-chave: dc.subjectNonlinear systems-
Palavras-chave: dc.subjectAutomation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO-
Título: dc.titleElaboração de um sistema de controle de velocidade longitudinal utilizando controladores PID e métodos heurísticos de sintonia-
Título: dc.titleElaboration of a longitudinal speed control system usting PID controllers and heuristic tuning methods-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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