A importância do letramento no processo de alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFloripi, Simone Azevedo-
Autor(es): dc.contributorGomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski-
Autor(es): dc.contributorFloripi, Simone Azevedo-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciana Pereira da-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Elena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:13:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:13:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25157-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/670581-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como tema a importância do letramento durante o processo de alfabetização. Partindo do problema de pesquisa surgiu o objetivo principal que centrou em investigar a importância do letramento no processo de alfabetização. Para fundamentar os estudos foram elencados os temas: O Processo de Alfabetização; Os Métodos de Alfabetização; Alfabetização e Letramento; Concepções de Aprendizagem; A Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador. Metodologicamente, a pesquisa teve caráter qualitativo, sendo desenvolvida em três escolas com uma amostra de doze professores e três coordenadores que responderam um questionário contendo nove questões. Os principais resultados demonstraram que os professores têm um bom conhecimento sobre questões atuais que envolvem a alfabetização e o letramento e, de modo geral, acreditam ser dois processos diferentes, mas que caminham juntos. Apesar de ainda necessitarem aprofundar o assunto percebeu-se que existe preocupação com a presença do letramento durante o trabalho. Para alfabetizar e letrar, o ambiente da sala de aula deve ser motivador, rico em recursos e materiais que privilegiam a alfabetização e o letramento. Considerou-se que existe, entre os professores investigados uma preocupação em trabalhar concomitantemente a alfabetização e o letramento, porém, ainda com indícios de tradicionalidade no que se refere ao ensino da leitura e da escrita. O trabalho constante com o letramento indica que os professores conhecem sua necessidade, entretanto, este trabalho deve ser planejado de forma a atender os diferentes tipos de aprendizagem e permear todo o ambiente de uma classe alfabetizadora. Concluindo, o processo de alfabetização, aliado à prática do letramento, fazem com que a criança perceba seu mundo, seja incluída numa sociedade letrada e que participe de práticas sociais que envolvam a língua. Alfabetizar letrando é permitir que a criança se desenvolva convivendo com vários portadores de texto ao mesmo tempo que trabalha a base alfabética.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleA importância do letramento no processo de alfabetização-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.