Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | Tureck, Luciane Viater | - |
Autor(es): dc.contributor | Kuhn, Talícia Galan | - |
Autor(es): dc.creator | Selmer, Ketlyn | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:11:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:11:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16613 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669739 | - |
Descrição: dc.description | The present research aimed to clarify and address more about a disorder that affects many children and adolescents, Attention Deficit / Hyperactivity Disorder (ADHD), as well as collaborate in the teaching / learning of these individuals, assisting parents, relatives, colleagues and education professionals, in an attempt to soften the low academic performance of these students, who have difficulties in reading , writing, communication and relationships, caused by the main characteristics of the disorder are inattention, hyperactivity and impulsivity. We will discuss the methodologies used in the classroom today and the stereotypes given to these ADHD students, who end up being excluded from the learning process, for not following the same rhythm of the class. Thus, detailed descriptions about the properties of the disorder, its historical path, diagnosis and treatment will be approached in this work. For the construction of this research, I was assisted by different authors who are specialists in the subject, as well as the knowledge acquired during my training and experiences. Finally, we will see the benefits that playfulness brings, when coupled with the teaching of scientific and the issues raised to inclusive education. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa teve como objetivo esclarecer e abordar mais sobre um transtorno que afeta muitas crianças e adolescentes, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), bem como colaborar para o ensino/aprendizagem desses indivíduos, auxiliando pais, familiares, colegas e profissionais da educação, na tentativa de amenizar o baixo desempenho escolar desses estudantes, que possuem dificuldades na leitura, escrita, comunicação e relacionamentos, ocasionados pelas principais características do transtorno que são desatenção, hiperatividade e impulsividade. Será discutido sobre as metodologias usadas em sala de aula atualmente e os estereótipos dados a esses estudantes com TDAH, que acabam sendo excluídos do processo de aprendizagem por não seguirem o mesmo ritmo da turma. Assim, descrições detalhadas sobre as propriedades do transtorno, seu trajeto histórico, diagnóstico e tratamento serão abordados nesse trabalho. Para a construção dessa pesquisa, auxiliaram-me diferentes autores especialistas no tema, assim como o conhecimento adquirido ao longo de minha formação e experiências vivenciadas. Por fim, veremos os benefícios que a ludicidade traz, quando aliada ao ensino científico no dia a dia da sala de aula e as questões relacionadas à educação inclusiva. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Attention-deficit hyperactivity disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e os desafios no contexto escolar: o lúdico como principal contribuinte | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: