Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angelita Minetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angelita Minetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angelita Minetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angelita Minetto | - |
Autor(es): dc.creator | Kniss, Priscila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:11:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:11:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9055 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669546 | - |
Descrição: dc.description | The present work has the main objective to study how the transitions trigonometric ratios occurs: sine, cosine and tangent, represented in the rectangle triangle, to represent the trigonometric cycle, and to introduce a sequence of activities about transition to students in the high school, through History of Mathematics. Founded in the qualitative approach, the study is based on bibliographical research. To address this issue are discussed some of the advantages and disadvantages of the use of the History of Mathematics in classroom; the history of trigonometry as regards the trigonometric ratios sine, cosine, tangent, there, are addressed some searches about the teaching of trigonometry and Maths History; and as a result of this research, we will present a proposal for a sequence of activities about the transition of the trigonometric ratios sine, cosine, tangent represented in the rectangle triangle, for the representation in the cycle trigonometric trough History of Mathematics | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo estudar como ocorre a transição das razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente, representadas no triângulo retângulo, para a representação no ciclo trigonométrico, e apresentar uma sequência de atividades sobre essa transição para alunos do ensino médio, via História da Matemática. Fundamentado na abordagem qualitativa, o trabalho é pautado na pesquisa bibliográfica. Para abordar tal questão são discutidas algumas das vantagens e desvantagens do uso da História da Matemática em sala de aula; a história da trigonometria no que concerne às razões trigonométricas seno, cosseno e tangente; são abordadas algumas pesquisas sobre o ensino de trigonometria e a História da Matemática; e como resultado da pesquisa, apresenta-se uma proposta de sequência de atividades sobre a transição das razões trigonométricas seno, cosseno e tangente representadas no triângulo retângulo, para a representação no ciclo trigonométrico via História da Matemática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - History | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | O ensino da trigonometria e a história da matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: