O ensino da trigonometria e a história da matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Angelita Minetto-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Angelita Minetto-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Angelita Minetto-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Angelita Minetto-
Autor(es): dc.creatorKniss, Priscila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:11:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:11:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9055-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669546-
Descrição: dc.descriptionThe present work has the main objective to study how the transitions trigonometric ratios occurs: sine, cosine and tangent, represented in the rectangle triangle, to represent the trigonometric cycle, and to introduce a sequence of activities about transition to students in the high school, through History of Mathematics. Founded in the qualitative approach, the study is based on bibliographical research. To address this issue are discussed some of the advantages and disadvantages of the use of the History of Mathematics in classroom; the history of trigonometry as regards the trigonometric ratios sine, cosine, tangent, there, are addressed some searches about the teaching of trigonometry and Maths History; and as a result of this research, we will present a proposal for a sequence of activities about the transition of the trigonometric ratios sine, cosine, tangent represented in the rectangle triangle, for the representation in the cycle trigonometric trough History of Mathematics-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo estudar como ocorre a transição das razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente, representadas no triângulo retângulo, para a representação no ciclo trigonométrico, e apresentar uma sequência de atividades sobre essa transição para alunos do ensino médio, via História da Matemática. Fundamentado na abordagem qualitativa, o trabalho é pautado na pesquisa bibliográfica. Para abordar tal questão são discutidas algumas das vantagens e desvantagens do uso da História da Matemática em sala de aula; a história da trigonometria no que concerne às razões trigonométricas seno, cosseno e tangente; são abordadas algumas pesquisas sobre o ensino de trigonometria e a História da Matemática; e como resultado da pesquisa, apresenta-se uma proposta de sequência de atividades sobre a transição das razões trigonométricas seno, cosseno e tangente representadas no triângulo retângulo, para a representação no ciclo trigonométrico via História da Matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometria-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - História-
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometry-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - History-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleO ensino da trigonometria e a história da matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.